Castelo de Santo Estêvão
Castelo de Santo Estêvão
Castelo de Santo Estêvão
Castelo de Santo Estêvão

As referências a este local datam do século XI, sendo referido como uma propriedade de grandes dimensões, eventualmente fortificada. De facto, no ano 1212 o castelo foi tomado pelo rei D. Afonso IX de Leão, na pretensão da defesa dos direitos da sua filha a infanta D. Teresa, estando na posse deste durante dezanove anos, passando depois para a Coroa Portuguesa em 1231. Data que celebrou o tratado de Sabugal.

A posição estratégica de Santo Estêvão foi favorecida pelos contactos entre as duas Coroas Peninsulares, quando D. Afonso III passou pelo castelo para receber a sua futura esposa D. Beatriz, decorria o ano de 1253.

O castelo de que tanto se fala não passa só por ser mais uma tradição local, assim pode ser considerado, pois trata-se efectivamente de uma torre senhorial a que se associam outras dependências.

Tem uma planta quadrangular de três pisos, que conferem uma altura de quatorze metros. A fachada principal voltada a ocidente ostenta um portal axial de arco apontado, a que se acede por uma escadaria. O interior possui uma escadaria de madeira que permite acesso aos diferentes pisos, compostos por compartimentos únicos.

Mais uma vez, uma aldeia contribui com o seu ex-libris para a lista dos Monumentos Nacionais.

Coordenadas GPS: N 41 45.547' W 007 25.149'  (41.75912, -7.41915)

Temas / Tags

Santo Estêvão, publicado em por