Castelo de Santo Estevão
As referências a este local datam do séc. XI, sendo referido como uma propriedade de grandes dimensões, eventualmente fortificada.
Castelo de Santo Estêvão
Castelo de Santo Estêvão
Castelo de Santo Estêvão
Castelo de Santo Estêvão

De facto, no ano 1212 o castelo foi tomado pelo rei D. Afonso IX de Leão, na pretensão da defesa dos direitos da sua filha a infanta D. Teresa, estando na posse deste durante dezanove anos, passando depois para a Coroa Portuguesa em 1231. Data que celebrou o tratado de Sabugal.

A posição estratégica de Santo Estêvão foi favorecida pelos contactos entre as duas Coroas Peninsulares, quando D. Afonso III passou pelo castelo para receber a sua futura esposa D. Beatriz, decorria o ano de 1253.

O castelo de que tanto se fala não passa só por ser mais uma tradição local, assim pode ser considerado, pois trata-se efectivamente de uma torre senhorial a que se associam outras dependências.

Descrição

Tem uma planta quadrangular de três pisos, que conferem uma altura de quatorze metros.

A fachada principal voltada a ocidente ostenta um portal axial de arco apontado, a que se acede por uma escadaria. O interior possui uma escadaria de madeira que permite acesso aos diferentes pisos, compostos por compartimentos únicos.

Classificação

Mais uma vez, uma aldeia contribui com o seu ex-libris para a lista dos Monumentos Nacionais.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Santo Estêvão
ou neste concelho Chaves
Outras localidades deste concelho Chaves

Localização

Coordenadas GPS: N 41 45.547' W 007 25.149'  (41.75912, -7.41915)

Temas / Tags

Santo Estêvão, publicado em por