Situada na rua principal do centro histórico, Dr. Mendes Pedroso, este templo religioso, anexo à Igreja Paroquial de São Nicolau, foi mandado edificar pelo casal Redondo em 1330.
Situado em anexo à Igreja do Hospital de Jesus Cristo, este pequeno templo, também denominado de Capela da Ordem de Terceira de São Francisco, passa como sendo a Igreja do Hospital.
Situado à entrada norte da Ribeira de Santarém, este monumental chafariz da segunda metade do século XVIII servia os viajantes que aqui passavam com destino ao norte.
Do Convento de São Francisco subsiste somente a igreja e o claustro, estando situado na Rua 31 de Janeiro, zona privilegiada da cidade desde do século XIII.
Situada no centro histórico de Santarém, a poucos metros da Igreja de Santo Estêvão, ergue-se este pequeno templo conhecido como a Ermida do Santíssimo Milagre.
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.