Fazendo parte das sete portas de entrada no castelo, todas foram sendo sucessivamente destruídas, restando atualmente apenas a Porta do Sol e a Porta de Santiago.
Esta porta de Atamarma dava acesso do lado da Ribeira, tendo sido demolida dado o estado de degradação e a ameaça de ruína. Segundo a tradição, foi por esta porta que D. Afonso Henriques entrou ao conquistar o castelo de Santarém em 15 de março de 1147.
Nas obras de 1998, pela Câmara Municipal, para o arranjo paisagístico desta região, foram descobertos os alicerces do que tinha sido esta porta. Estes alicerces mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 7 m E)
Do Pelourinho erguido e lavrado em 1506 só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro.
(Distância: 76 m E)
Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, foi um político parlamentar, advogado, ministro e uma das principais figuras do liberalismo.
(Distância: 135 m SE)
Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do séc. XII.
(Distância: 136 m SE)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.
(Distância: 145 m S)
Remontando à Reconquista Cristã, este templo religioso resulta da reedificação de uma antiga mesquita da Medina Islâmica.
(Distância: 180 m S)
Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.
(Distância: 187 m E)
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.
(Distância: 206 m NW)
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.
(Distância: 208 m SW)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 214 m SW)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.