Foi entregue à Mitra de Lisboa e mais tarde, em 1159, doada à Ordem dos Templários por D. Afonso Henriques. Esta razão, e pela sua designação ser sempre de Santa Maria de Santarém, vem atestar a preferência desta sobre todas as outras existentes, tornando-se por isso na paroquial desta freguesia de Marvila. Por este importante fato, em 1244, foi elevada a Colegiada, tornando-se assim na Colegiada de Santa Maria de Marvila.
Com a cristianização consumada, o templo foi totalmente reconstruída no século XIII sob a égide do gótico e da qual pouco ou nada resta na atualidade. A intervenção seguinte aconteceu no século XVI quando foi reformada totalmente e ampliada, estando incluída nesta intervenção o atual portal manuelino, os arcos interiores, a cabeceira e a primitiva torre.
Continuando a sofrer intervenções, no século XVII foram aplicados azulejos na cabeceira e capela-mor, a pintura da abóbada da sacristia, a construção do retábulo em talha dourada do altar-mor, entre outros, e para terminar as intervenções de fundo, no século XIX, em que a torre sineira manuelina de planta circular deu lugar à atual, anexado-a à fachada.
De planta retangular, é formada por três naves e capela-mor. Na fachada destaca-se no seu rasgo o magnífico portal manuelino, com motivos naturalistas, com uma arcaria trilobada de recorte acortinado. É encimado por um óculo em tímpano e à esquerda, adossada ao templo, a torre sineira de planta retangular com quatro sinos e uma cobertura em cone. Nas laterais estão janelas com iluminação para a nave.
O interior é formado por três naves com arcos manuelinos de volta perfeita apoiados por doze colunas de capitéis de ordem jónica. A nave e o coro-alto estão revestidas de azulejos. O coro está posicionado numa elevada altitude, ocupando parte do primeiro tramo das naves. O púlpito em mármore assenta num balaústre estriado, decorado no nó com onze colunas caneladas da ordem coríntia.
Um arco de volta perfeita polilobado faz a ligação entre a nave e a capela-mor, tendo esta uma cobertura de abóbada polinervada, decorada com esferas armilares e Cruzes de Cristo.
Desde 1917, encontra-se classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 87 m SW)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 94 m SW)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.
(Distância: 96 m E)
Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.
(Distância: 139 m NE)
Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do séc. XII.
(Distância: 145 m N)
A Porta de Atamarma era uma das portas de entrada na cidade medieval. Os alicerces da porta mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.
(Distância: 146 m NE)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.
(Distância: 148 m N)
Do Pelourinho erguido e lavrado em 1506 só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro.
(Distância: 172 m NE)
Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, foi um político parlamentar, advogado, ministro e uma das principais figuras do liberalismo.
(Distância: 184 m W)
Situada na rua principal do centro histórico, Dr. Mendes Pedroso, este templo religioso, anexo à Igreja Paroquial de São Nicolau, foi mandado edificar pelo casal Redondo em 1330.
(Distância: 187 m SW)
Situado no centro histórico da cidade, na rua João Afonso, o Teatro Sá da Bandeira é um edifício do início do século XX, sendo um dos pontos de referência da cultura local.