Do Pelourinho erguido e lavrado em 1506 só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro.
O novo foral concedido pelo D. Manuel em 1506 corresponde ao sétimo obtido por Santarém, confirmando os privilégios obtidos que faziam da povoação uma das mais prósperas e importantes do país na primeira primeira metade do século XVI.
Contudo, do Pelourinho erguido e lavrado por essa ocasião só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro. O pelourinho, em pedra calcária, foi originalmente colocada na Praça do Município, em frente aos Paços do Concelho, tendo sido retirado em 1834 e ficando praticamente destruído nesta operação.
Entretanto a importância dada a Santarém no século XVI veio contudo a ser perdida com o decorrer dos séculos. Atualmente o pelourinho passa despercebido, e não está tão pouco assinalado como referência turística ou importante no ciclo cultural da cidade.
Ao contrário de todas as localidades com pelourinhos que os erguem nas praças ou ruas centrais, Santarém tem o seu no maior recanto que dificilmente se pode encontrar, fazendo-nos sentir de que não é para encontrar.
Junto do Pelourinho está a indicação de onde existiu em tempos a Porta de Atamarma, outra entrada na cidade de Santarém.
Mesmo com a insignificância que querem dar ao pelourinho, está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde o ano de 1933.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 7 m W)
A Porta de Atamarma era uma das portas de entrada na cidade medieval. Os alicerces da porta mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.
(Distância: 69 m E)
Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, foi um político parlamentar, advogado, ministro e uma das principais figuras do liberalismo.
(Distância: 131 m SE)
Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do séc. XII.
(Distância: 132 m SE)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.
(Distância: 148 m S)
Remontando à Reconquista Cristã, este templo religioso resulta da reedificação de uma antiga mesquita da Medina Islâmica.
(Distância: 179 m S)
Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.
(Distância: 182 m SE)
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.
(Distância: 209 m NW)
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.
(Distância: 213 m SW)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 220 m SW)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.