Palácio Eugénio Silva
Palácio Eugénio Silva
No Largo do Município ergue-se o Palácio Eugénio Silva, um edifício do séc. XVII de linhas clássicas traduzido num maravilhoso exemplar da arquitetura civil urbana.
Palácio Eugénio Silva
Palácio Eugénio Silva

Desenvolve-se numa planta em U formado por duas partes laterais retangulares e um corpo central de maiores dimensões unindo as laterais.

Tendo o propósito inicial de residência da Família Meneses e, como na maior parte dos edifícios do género, este acaba por ter outras funções durante o século XIX. Serviu de sede do Estado Maior de D. Miguel e mais tarde de Quartel General dos Liberais, continuando como sede do Gabinete de Regularização e Obras Hidráulicas do Tejo.

Já no século XX o palácio foi adquirido, como hoje é denominado, pelo abastado industrial Eugénio Silva, tendo sido vendido pelos seus herdeiros ao município escalabitano, tomando como sua residência desde o ano de 1966 até agora.

Descrição

O palácio, com a fachada principal orientada a nascente, apresenta uma sobriedade e elegância em dois pisos divididos por um friso, sendo no piso térreo rasgado por portas em verga reta. No piso superior é formado por janelas, também em verga reta, com sacadas em guarda de ferro encimadas por um lintel e, sobre as janelas, frestas para a iluminação do sótão.

Ao centro a porta está ladeada por colunas em cantaria modelada e encimada por uma janela sobrepujada de um frontão triangular, estando esta ladeada por dois pináculos de cada lado.

Classificação

Tornou-se Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1951.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.

Coordenadas GPS: N 39 14.357' W 008 41.223'  (39.23928, -8.68705)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Mercado Municipal

Mercado Municipal - Visitar Portugal

(Distância: 119 m S)
Um maravilhoso edifício que dá nas vistas para quem passa no centro da cidade, aberto ao público todos os dias da semana exceto ao sábado de tarde e Domingo.

Coreto de Santarém

Coreto de Santarém - Visitar Portugal

(Distância: 148 m SE)
Está situado num ponto estratégico, no Jardim da República, em que este se cruza por entre os monumentos que a cidade tem para oferecer.

Convento de São Francisco

Convento de São Francisco - Visitar Portugal

(Distância: 218 m E)
Do Convento de São Francisco subsiste somente a igreja e o claustro, estando situado na Rua 31 de Janeiro, zona privilegiada da cidade desde do século XIII.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Igreja de Nossa Senhora da Piedade - Visitar Portugal

(Distância: 250 m SE)
Situada em frente da Sé de Santarém, a edificação iniciou em 1664 e teve uma duração de aproximadamente trinta anos.

Capela de Nossa Senhora do Monte

Capela de Nossa Senhora do Monte - Visitar Portugal

(Distância: 257 m W)
Também conhecida como Ermida de Nossa Senhora do Monte, está situada numa pequena elevação a norte da parte velha de Santarém.

Janela Manuelina

Janela Manuelina - Visitar Portugal

(Distância: 299 m SE)
O edifício desta janela remonta-nos ao tempo em que esta praça era habitada por nobres e funcionários régios, mantendo uma proximidade com a corte.

Igreja do Seminário de Santarém (Sé)

Igreja do Seminário de Santarém (Sé) - Visitar Portugal

(Distância: 301 m SE)
Edificada no séc XVII, a Igreja do Seminário de Santarém, nome pelo qual ainda hoje é conhecida, foi construída sobre o abandonado e ruinoso Paço Real da Alcáçova Nova.

Jardim da Liberdade

Jardim da Liberdade - Visitar Portugal

(Distância: 364 m S)
Na transição entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade existe um excelente parque para passeio e descanso, o Jardim da Liberdade, ao longo da Avenida Sá da Bandeira.

Palácio Landal

Palácio Landal - Visitar Portugal

(Distância: 377 m SE)
No centro histórico, junto do Largo Padre Francisco Nunes da Silva, o Palácio Landal é mais um exemplar da arquitetura palacial urbana, correspondente ao século XVII.

Fonte das Figueiras

Fonte das Figueiras - Visitar Portugal

(Distância: 400 m SE)
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.

gif