Santo Estêvão, Santo Milagre, Santíssimo Milagre, Santo Estêvão do Santíssimo Milagre, são estas as denominações pela qual a igreja é conhecida, uma das mais importantes e abastadas da vila.
A lenda associada a esta igreja resulta do roubo de uma hóstia consagrada por uma mulher, pretendendo utilizá-la para a prática de bruxaria. No percurso, a hóstia sangrou e, quando ficou escondida em casa, esta ficou toda iluminada revelando a sua presença e consequentemente o arrependimento da pecadora.
A atual construção é o resultado de uma campanha de obras feitas no século XVI, devendo-se também aos grandes estragos feitos pelo terramoto em 1531, restando do primitivo templo gótico mendicante apenas dois arcos quebrados do transepto.
(Fotos de formato 4x3 de Pedro Castro e de 16x9 de Fernando Dias)
De planta longitudinal, é formada por três naves cobertas por teto de masseira e capela-mor quadrangular.
A fachada, sóbria, tem adossada a torre sineira com corochéu manuelino. O pórtico é em verga reta encimado por um frontão triangular ladeado por dois pilares. Por cima deste, uma janela retangular igualmente encimada por um pequeno frontão triangular interrompido, sendo ladeada por dois plintos com vasos de cantaria.
À direita do pórtico apresenta-se uma janela falsa, tipo nicho, encimada por um frontão interrompido por uma cruz.
A Igreja do Santo Estêvão do Santíssimo Milagre está classificada desde o ano de 1917, como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 15 m SE)
Situada no centro histórico de Santarém, a poucos metros da Igreja de Santo Estêvão, ergue-se este pequeno templo conhecido como a Ermida do Santíssimo Milagre.
(Distância: 159 m N)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.
(Distância: 161 m N)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 168 m NW)
Situado no centro histórico da cidade, na rua João Afonso, o Teatro Sá da Bandeira é um edifício do início do século XX, sendo um dos pontos de referência da cultura local.
(Distância: 196 m N)
Remontando à Reconquista Cristã, este templo religioso resulta da reedificação de uma antiga mesquita da Medina Islâmica.
(Distância: 213 m NE)
Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.
(Distância: 237 m NW)
Situada no centro histórico de Santarém, a Igreja de São Nicolau foi reconstruída no século XVII após o templo primitivo ter sido destruído por um incêndio, mantendo-se desde então com o aspeto atual.
(Distância: 242 m NW)
Situada na rua principal do centro histórico, Dr. Mendes Pedroso, este templo religioso, anexo à Igreja Paroquial de São Nicolau, foi mandado edificar pelo casal Redondo em 1330.
(Distância: 297 m NE)
Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do séc. XII.
(Distância: 305 m NE)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.