Locais a Visitar no Concelho de Évora

Apeadeiro de Azaruja (São Bento do Mato)

O Apeadeiro de Azaruja fazia parte da Linha de Évora, que ligava esta cidade a Estremoz, e encerrou em 1 de janeiro de 1990 a passageiros, mantendo o serviço de mercadorias até 2009. Este apeadeiro estava situado no troço entre Évora e Vale do Pereiro.

Aqueduto da Água da Prata (Malagueira)

O Aqueduto da Água de Prata foi construído no século XVI por ordem do rei D. João III e inaugurado em março de 1537 para transportar água desde a nascentes em Graça do Divor, dos terrenos do Convento de São Bento de Castris, para a cidade de Évora.

Castelo de Torre de Coelheiros (Torre de Coelheiros)

O Castelo de Torre de Coelheiros ou Paço dos Cogominhos, de acordo com o tipo de construção pode ter sido construído em meados do século XIV, para servir como paço senhorial, sendo possivelmente a torre construída em 1395.

Chafariz da Praça do Giraldo (Évora)

O chafariz situado na Praça do Giraldo, a praça central da cidade de Évora, foi construído no século XVI, em 1571, para fornecimento de água à cidade.

Chafariz do Rossio de São Brás (Horta das Figueiras)

Não havendo a certeza de quando o chafariz foi construído, há várias datas como hipótese, como 1592, por ordem de D. Filipe II, ou 1573, fazendo parte da rede de distribuição de água na cidade vinda do Aqueduto da Água da Prata.

Convento de Nossa Senhora do Espinheiro (Canaviais)

Segundo uma lenda, Nossa Senhora apareceu sobre um espinheiro, criando assim um local de peregrinação com o nome de Espinheiro, onde foi fundada uma igreja e depois um convento, no século XV, da Ordem de São Jerónimo.

Cruzeiro de São Manços (São Manços)

Simples, com indicação do fuste ter sido substituído, eleva-se sobre um soco de três degraus, com um fuste cilíndrico e liso, e a finalizar a cruz em flor-de-liz, feito em mármore.

Igreja Matriz de São Manços (São Manços)

Tudo indica que esta parte é a mais antiga da igreja, que poderá remontar a um passado Alto-medieval pela sua planta quadrangular e construída com grandes silhares bem aparelhados.

Igreja Nossa Senhora da Graça do Divor (Nossa Senhora da Graça de Divor)

A Igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor está situada no pequeno monte, fora da zona urbana da aldeia de Divor, na Herdade da Água da Prata que, desde a época medieval, pertence à Sé de Évora.