Ponte velha da Ajuda
Ponte velha da Ajuda
Esta ponte foi construída no século XVI, fazendo a ligação entre os dois países e as duas margens do Guadiana e os concelhos de Elvas e Olivença.
Ponte Velha da Ajuda
Ponte Velha da Ajuda
Ponte Velha da Ajuda
Ponte Velha da Ajuda

Hoje, com grande parte destruída, e tendo sido substituída na sua função por outra ponte nova a poucas centenas de metros, mantém-se por fazer parte integrante da paisagem.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Ajuda, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Coordenadas GPS: N 38 46.672' W 007 10.257'  (38.77787, -7.17095)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Elvas e Olivença, Cidades Irmãs

Elvas e Olivença, Cidades Irmãs - Visitar Portugal

(Distância: 148 m N)
Este monumento está situado próximo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, num local com uma excelente paisagem sobre o rio Guadiana e as pontes da Ajuda, a antiga do século XVI e a atual onde passa a estrada para Olivença.

Capela da Senhora da Ajuda

Capela da Senhora da Ajuda - Visitar Portugal

(Distância: 159 m N)
Capela da Senhora da Ajuda, junto das pontes para Olivença.

Ponte nova da Ajuda

Ponte nova da Ajuda - Visitar Portugal

(Distância: 272 m W)
A ponte nova na estrada que liga Portugal a Espanha, Elvas a Olivença, por cima do rio Guadiana, que substituiu a velha ponte do século XVI a poucos metros de distância.

Largo Central

Largo Central - Visitar Portugal

(Distância: 7 km SW)
Um pequeno espaço central que a aldeia de Juromenha oferece no seu melhor, com o Guadiana a acompanhar a localidade no seu grande percurso, à altura de poder receber qualquer visitante, com o seu ex-libris da Fortaleza mesmo ao lado.

Junta de Freguesia de Juromenha

Junta de Freguesia de Juromenha - Visitar Portugal

(Distância: 7 km SW)
Juromenha foi sede de concelho até 1836. Habitado por volta de 400 a.C., teve desde muito cedo a função de sentinela do rio Guadiana e da vizinha Espanha. Remontando aos tempos dos mouros, em que era denominada de Julumaniya, foi conquistada por D. Afonso Henriques,

Interior da Fortaleza de Juromenha

Interior da Fortaleza de Juromenha - Visitar Portugal

(Distância: 7 km SW)
Estrategicamente situada em posição de guerra, no seu interior existem duas Igrejas, a da Misericórdia e a Matriz, a prisão, os Paços do Concelho, a Casa do Governador, a Torre de Menagem.

Vista do Rio Guadiana

Vista do Rio Guadiana - Visitar Portugal

(Distância: 7 km SW)
Uma pequena vila que tem o Guadiana que está a separar os dois Países Ibéricos e onde que se pode tomar banho, umas vistas esplêndidas da Fortaleza e outros pontos com interesse.

Fortaleza de Juromenha

Fortaleza de Juromenha - Visitar Portugal

(Distância: 8 km SW)
A Fortaleza de Juromenha é de arquitetura e raiz medieval, mantendo ainda hoje uma parte da muralha do castelejo. Entre 1646 a 1668, esta Fortaleza sofreu o início da sua reestruturação, passando por uma explosão em 1659 com destruição parcial da muralha e obras de reparo e ampliação após o terramoto de 1755.

Muralhas Seiscentistas

Muralhas Seiscentistas - Visitar Portugal

(Distância: 11 km N)
Exemplar notável da tradição holandesa na arquitetura militar, tornou a Praça de Elvas num verdadeiro baluarte de qualquer tentativa de invasão por parte de Espanha.

Aqueduto da Amoreira

Aqueduto da Amoreira - Visitar Portugal

(Distância: 11 km N)
Em 1537, no reinado de D. João III, designou o arquitecto Francisco de Arruda para executar o aqueduto de Elvas, começando as obras neste mesmo ano.

gif