É constituída por sete baluartes, quatro meios baluartes e um redente, ligados entre si por cortinas, constituindo doze frentes. O acesso ao centro da cidade é feito por três portas: de Olivença, S.Vicente e da Esquina.
Deve-se referir que esta Fortaleza abaluartada teve o seu papel importante na Guerra da Restauração, em que Portugal garantiu a Independência.
Estas Muralhas estão classificadas como Património Mundial a partir de 1910.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 272 m N)
Este templo religioso foi umas das primeiras igrejas a serem construídas na Elvas cristã. Edificada no século XIII, foi padroado de Nuno Álvares Pereira.
(Distância: 280 m N)
A biblioteca e o museu estão num edifício que foi colégio Jesuíta. Este edifício é datado do século XVII, no local onde está edificada uma igreja denominada de Santiago, de 1282.
(Distância: 326 m NE)
O Convento de São Domingos foi fundado em 1267, construído sobre uma Ermida da Nossa Senhora dos Mártires. Sofreu alterações no século XV e no século XVII.
(Distância: 378 m N)
Mandada construir na segunda metade do séc. XVIII, está situada no mesmo local onde já existia uma outra fonte de S. Lourenço, esta seiscentista.
(Distância: 383 m NW)
Tendo em 1641 D. João IV ordenado a construção de Hospitais Militares, nas principais praças do país, este instalou-se numa parte do Convento.
(Distância: 384 m N)
Esta capela já está referenciada em 1332, ou seja, a sua construção terá sido entre os séculos XIII e XIV.
(Distância: 417 m NW)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.
(Distância: 421 m NW)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.
(Distância: 423 m NW)
Fonte construída no ano 1622, sob a traça do arquiteto da Casa Real. Em 1951 a fonte foi mudada para o atual largo vinte e cinco de Abril.
(Distância: 445 m NW)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.