O seu projeto era para ser grandioso e caro, em que se incluíam estátuas femininas da mitologia greco-romana.
Entretanto o projeto com duas cabeças a pensar só suscitou o imprevisto: desentendimento entre estes dois pensantes. Perante isto, a fonte acabou por ficar inacabada, sendo por isso terminada em 2005 pelas mãos da Câmara Municipal.
A fonte é constituída por três bicas, que fazem a água correr para um tanque retangular encimado por quatro colunas, que no seu cimo tem as referidas quatro estátuas.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 35 m E)
Esta capela já está referenciada em 1332, ou seja, a sua construção terá sido entre os séculos XIII e XIV.
(Distância: 98 m S)
A biblioteca e o museu estão num edifício que foi colégio Jesuíta. Este edifício é datado do século XVII, no local onde está edificada uma igreja denominada de Santiago, de 1282.
(Distância: 109 m S)
Este templo religioso foi umas das primeiras igrejas a serem construídas na Elvas cristã. Edificada no século XIII, foi padroado de Nuno Álvares Pereira.
(Distância: 112 m W)
(Distância: 134 m W)
(Distância: 144 m SE)
(Distância: 170 m NW)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.
(Distância: 176 m W)
(Distância: 178 m SE)
O Convento de São Domingos foi fundado em 1267, construído sobre uma Ermida da Nossa Senhora dos Mártires. Sofreu alterações no século XV e no século XVII.
(Distância: 189 m W)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.