Tanto D. Afonso IV como o seu sucessor D. Fernando promoveram construções militares como as muralhas.
Tinha vinte e duas torres e onze portas. Não é por acaso que estas fotos estão neste tempo Fernandino, pois esta torre faz parte dessas vinte e duas.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 77 m SW)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.
(Distância: 108 m NE)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.
(Distância: 158 m NW)
Este templo foi construído em homenagem ao Santo por iniciativa dos populares, devido a estes terem encontrado a imagem junto da muralha islâmica, em 1515.
(Distância: 167 m SW)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.
(Distância: 189 m E)
Mandada construir na segunda metade do séc. XVIII, está situada no mesmo local onde já existia uma outra fonte de S. Lourenço, esta seiscentista.
(Distância: 194 m SW)
Fonte construída no ano 1622, sob a traça do arquiteto da Casa Real. Em 1951 a fonte foi mudada para o atual largo vinte e cinco de Abril.
(Distância: 194 m N)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.
(Distância: 199 m SE)
Este templo religioso foi umas das primeiras igrejas a serem construídas na Elvas cristã. Edificada no século XIII, foi padroado de Nuno Álvares Pereira.
(Distância: 200 m N)
Pelourinho datado do século XVI, sendo este uma réplica do original, apareceu em Elvas sinónimo de autoridade e exposição.
(Distância: 209 m N)
Do século XIX, é de arquitetura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros, tendo rompido a muralha por este lado.