Igreja de São Martinho
Igreja de São Martinho
Este templo foi construído em homenagem ao Santo por iniciativa dos populares, devido a estes terem encontrado a imagem junto da muralha islâmica, em 1515.
Igreja de São Martinho

Situada na parte alta da cidade, foi alterada devido a construções de novas ruas e à construção do Concelho de Guerra de então. Com estas transformações o adro nada tem a ver com o que inicialmente foi feito.

No seu interior, a capela-mor de talha dourada é dedicada a Nossa Senhora da Guia enquanto as colaterais são dedicadas a São Martinho e Nossa Senhora da Glória.

Localização

Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Coordenadas GPS: N 38 52.860' W 007 09.945'  (38.88100, -7.16575)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Pelourinho de Elvas

Pelourinho de Elvas - Visitar Portugal

(Distância: 157 m NE)
Pelourinho datado do século XVI, sendo este uma réplica do original, apareceu em Elvas sinónimo de autoridade e exposição.

Muralha Fernandina

Muralha Fernandina - Visitar Portugal

(Distância: 158 m SE)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.

Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia

Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 162 m S)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Visitar Portugal

(Distância: 162 m E)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.

Igreja das Domínicas

Igreja das Domínicas - Visitar Portugal

(Distância: 166 m NE)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.

Arco de Santa Clara ou Porta de Tempre

Arco de Santa Clara ou Porta de Tempre - Visitar Portugal

(Distância: 185 m NE)
Do século XIX, é de arquitetura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros, tendo rompido a muralha por este lado.

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Igreja de Nossa Senhora das Dores - Visitar Portugal

(Distância: 195 m S)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.

Cisterna

Cisterna - Visitar Portugal

(Distância: 203 m SW)
A cisterna é um edifício abobadado com um reservatório com capacidade de 2.300 metros cúbicos de água. No exterior tem uma fonte com um tanque de quatro bicas encimadas por mármore.

Paiol de Nossa Senhora da Conceição

Paiol de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 220 m W)
Foi construído para as guerras da Restauração, servindo toda a sua vida de armazém militar, numa arquitetura circular de sete metros e vinte centímetros.

Fonte da Misericórdia

Fonte da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 235 m S)
Fonte construída no ano 1622, sob a traça do arquiteto da Casa Real. Em 1951 a fonte foi mudada para o atual largo vinte e cinco de Abril.

gif