O génio desta igreja foi Francisco de Arruda, que também estava a trabalhar ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira, tendo sido erguida no local de outra igreja denominada de Santa Maria de Açougues.
Este templo de estilo manuelino foi perdendo a sua traça original com o decorrer dos séculos, após as alterações sofridas a mando pelos então bispos de Elvas.
De salientar, no exterior, o portal neoclássico e os portais laterais manuelinos.
No interior, em redor do corpo da igreja, o painel de azulejos policromados mandados ali colocar no inicio do século XVII. A capela-mor, mandada construir em mármore de diversas cores e em estilo barroco. De referência o órgão situado no coro alto.
A Igreja de Nossa Senhora de Assunção, ou Antiga Sé de Elvas, está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 33 m SW)
(Distância: 63 m S)
(Distância: 69 m SE)
(Distância: 74 m N)
No centro histórico de Elvas e próximo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a edificação situa-se no século XX, mais concretamente no ano de 1930, no lugar onde existia o Convento das Domínicas.
(Distância: 97 m N)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.
(Distância: 108 m N)
Do século XIX, é de arquitetura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros, tendo rompido a muralha por este lado.
(Distância: 108 m SW)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.
(Distância: 108 m N)
Pelourinho datado do século XVI, sendo este uma réplica do original, apareceu em Elvas sinónimo de autoridade e exposição.
(Distância: 133 m SW)
(Distância: 158 m N)
Datada do século XIII, foi construída num local onde se encontrava uma mesquita. Desde o século XVI até ao século XIX, o templo sofreu várias modificações até ao atual. A capela-mor original é setecentista e as laterais, de talha dourada, são do século XVII.