O primeiro Convento da sua Ordem em Portugal, foi edificado em 1645 servindo de Hospital Militar.
O Hospital esteve nesta parte do Convento até 1976, passando ao abandono a partir daí, até ao ano 2004 em que entrou em reabilitação, tornando-se assim no Hotel João de Deus.
A Igreja do convento foi construída junto a uma das torres fernandinas, que ainda hoje podemos observar.
Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
(Distância: 47 m NW)
Fonte construída no ano 1622, sob a traça do arquiteto da Casa Real. Em 1951 a fonte foi mudada para o atual largo vinte e cinco de Abril.
(Distância: 85 m N)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.
(Distância: 121 m NW)
A cisterna é um edifício abobadado com um reservatório com capacidade de 2.300 metros cúbicos de água. No exterior tem uma fonte com um tanque de quatro bicas encimadas por mármore.
(Distância: 139 m NE)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.
(Distância: 212 m NE)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.
(Distância: 276 m N)
Este templo foi construído em homenagem ao Santo por iniciativa dos populares, devido a estes terem encontrado a imagem junto da muralha islâmica, em 1515.
(Distância: 307 m E)
Este templo religioso foi umas das primeiras igrejas a serem construídas na Elvas cristã. Edificada no século XIII, foi padroado de Nuno Álvares Pereira.
(Distância: 309 m NW)
Foi construído para as guerras da Restauração, servindo toda a sua vida de armazém militar, numa arquitetura circular de sete metros e vinte centímetros.
(Distância: 313 m NW)
Construída no ano de 1743, designada por Real Capela, está edificada sobre a Porta da Esquina da muralha seiscentista, após esta última ser erigida.
(Distância: 318 m NE)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.