Castelo de Mogadouro
Acreditando-se que o Castelo de Mogadouro seja da época medieval, a sua fundação provém de uma primitiva ocupação de um castro pré-histórico, passando pela romanização.
Temas / Tags
Castelo de Mogadouro
Castelo de Mogadouro

Apresenta de seguida vestígios da ocupação dos visigodos e termina com a ocupação dos muçulmanos no século VIII.

Com a expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica através da Reconquista Cristã e com a fundação da Nacionalidade, esta região foi palco de inúmeras batalhas obrigando à construção de defesas situadas em Mogadouro, Penas Roias, Algoso, Miranda do Douro, Vimioso e Outeiro, fazendo parte da linha de defesa no nordeste de Portugal.

Século XII

Castelo de Mogadouro
Castelo de Mogadouro

Havendo a necessidade de proteger a linha central do País, o Castelo do Mogadouro foi edificado entre 1160 e 1165. Mais tarde, no reinado do D. Afonso III, incrementou-se o povoamento e a defesa da região concedendo a carta foral à vila. Esta carta veio a ser renovada por D. Dinis, iniciando uma cerca para a sua defesa.

Continuando na funcionalidade do castelo, este sofre obras de restauro a mando de D. João II e, mantendo-se assim, a vila veio novamente a ser prestigiada com um novo foral, desta feita concedido por D. Manuel, sendo os alcaides-mor os Távoras.

Assim se manteve durante dois séculos até que, diante do trágico destino dos Távoras e da perda defensiva, o castelo entrou progressivamente em declínio, chegando a ruínas de que resta apenas a Torre de Menagem e restos da muralha.

Classificação

Com tanta história, assim foi considerado como Monumento Nacional desde 1946.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 20.290' W 006 43.212'  (41.33817, -6.72020)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Pelourinho de Mogadouro (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 26 m S)
A vila do Mogadouro viu-se reconhecida pela segunda vez ao ser-lhe atribuído o foral novo por D. Manuel I, mas crê-se que o atual Pelourinho não corresponde ao da época.

Igreja da Misericórdia (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 46 m SW)
Situado no centro histórico da cidade, a igreja foi edificada logo após 1559, ano em que a Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Mogadouro.

Igreja Matriz de Mogadouro (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 80 m N)
A Igreja Matriz de Mogadouro foi construída no século XVI sobre uma outra mais pequena e, segundo indicações, sobre uma românica.

Igreja e Convento de São Francisco (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 399 m NE)
A igreja foi edificada no século XVII, sendo o Convento edificado no século XV na tipologia das Igrejas dos Franciscanos em planta de cruz latina com três naves, capela-mor e sacristia.

Câmara Municipal de Mogadouro (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 404 m NE)
Câmara Municipal de Mogadouro - Largo do Convento, 5200-244 Mogadouro

Largo Principal (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 477 m NE)
Bem posicionado relativamente à vila, este largo tem dois nomes, Largo Trindade Coelho e Praça Engenheiro Duarte Pacheco.

Capela de Nossa Senhora do Caminho (Mogadouro, Mogadouro)

(Distância: 862 m NE)
Situada na início da avenida com o mesmo nome, este templo religioso foi edificado no séc. XVII, vindo a sofrer alterações no decorrer dos tempos.

Igreja de Santa Maria de Azinhoso (Azinhoso, Mogadouro)

(Distância: 6 km NE)
A Igreja Paroquial de Azinhoso é considerada um dos templos medievais mais importantes de Trás-os-Montes, embora existam dúvidas quanto à sua data de edificação.

Pelourinho de Azinhoso (Azinhoso, Mogadouro)

(Distância: 6 km NE)
Azinhoso com a categoria de vila e sede de concelho recebeu o segundo foral de D. Manuel, em 1520, do qual se levantou o Pelourinho.

Ponte Velha (Castelo Branco, Mogadouro)

(Distância: 7 km S)
Esta ponte, que fazia a ligação entre Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, está situada na entrada da aldeia de Castelo Branco.

gif