Este largo com dois nomes, Largo Trindade Coelho e Praça Engenheiro Duarte Pacheco, acaba por corresponder à centralidade de Mogadouro, atribuindo-se ao papel de várias funcionalidades. Um espaço que absorve e centraliza da vida quotidiana dos locais e que faz a separação entre o passado e o presente.
O presente, simbolizando a modernidade através do restauro dos seus edifícios que a contornam, distribuindo-se no campo político, judicial, religioso e finalmente social. O passado, indiretamente ligado, porque é por aqui que se faz a passagem para a parte mais antiga de Mogagouro, direcionando o visitante para o seu património mais importante.
Ali podemos ver, além do jardim em que o largo foi transformado, a estátua do escritor que lhe deu o nome e a Igreja e Convento de São Francisco.
Este ponto está situado na localidade Mogadouro, na freguesia Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei.
(Distância: 83 m SW)
A igreja foi edificada no século XVII, sendo o Convento edificado no século XV na tipologia das Igrejas dos Franciscanos em planta de cruz latina com três naves, capela-mor e sacristia.
(Distância: 86 m S)
Câmara Municipal de Mogadouro - Largo do Convento, 5200-244 Mogadouro
(Distância: 397 m NE)
Situada na início da avenida com o mesmo nome, este templo religioso foi edificado no séc. XVII, vindo a sofrer alterações no decorrer dos tempos.
(Distância: 406 m SW)
A Igreja Matriz de Mogadouro foi construída no século XVI sobre uma outra mais pequena e, segundo indicações, sobre uma românica.
(Distância: 477 m SW)
Acreditando-se que o Castelo de Mogadouro seja da época medieval, a sua fundação provém de uma primitiva ocupação de um castro pré-histórico, passando pela romanização.
(Distância: 487 m SW)
A vila do Mogadouro viu-se reconhecida pela segunda vez ao ser-lhe atribuído o foral novo por D. Manuel I, mas crê-se que o atual Pelourinho não corresponde ao da época.
(Distância: 521 m SW)
Situado no centro histórico da cidade, a igreja foi edificada logo após 1559, ano em que a Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Mogadouro.
(Distância: 5 km NE)
A Igreja Paroquial de Azinhoso é considerada um dos templos medievais mais importantes de Trás-os-Montes, embora existam dúvidas quanto à sua data de edificação.
(Distância: 5 km NE)
Azinhoso com a categoria de vila e sede de concelho recebeu o segundo foral de D. Manuel, em 1520, do qual se levantou o Pelourinho.
(Distância: 8 km NE)
Existiu um pelourinho neste local, que foi há pouco tempo destruído. Esta réplica foi inaugurada em julho de 2015.