A fachada apresenta um estilo maneirista, destacando-se pela verticalidade dos volumes e pela erudição da traça. Encontra-se dividida em três panos, tendo o central um nicho com o Padroeiro integrado numa moldura com frontão e volutas ladeadas por janelas.
No interior destaca-se o cadeiral do coro-alto, simbolizando uma obra maneirista com relevos de motivos de grotesco. Nas naves laterais foram edificadas capelas com pórticos de arco perfeito e altares de talha. A nave principal é coberta por abóbada de canhão decorada. O centro da capela-mor foi edificado com o retábulo-mor de talha assente sobre dois pedestais em granito, sendo o retábulo com linhas maneiristas.
Depois de sofrer dois incêndios, nos finais do século XIX e no início do século XX, as instalações conventuais vieram a sofrer obras de reforma e restauro e, a partir de 1971, a albergar vários serviços camarários.
Este ponto está situado na localidade Mogadouro, na freguesia Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei.
(Distância: 19 m SE)
Câmara Municipal de Mogadouro - Largo do Convento, 5200-244 Mogadouro
(Distância: 83 m NE)
Bem posicionado relativamente à vila, este largo tem dois nomes, Largo Trindade Coelho e Praça Engenheiro Duarte Pacheco.
(Distância: 331 m SW)
A Igreja Matriz de Mogadouro foi construída no século XVI sobre uma outra mais pequena e, segundo indicações, sobre uma românica.
(Distância: 399 m SW)
Acreditando-se que o Castelo de Mogadouro seja da época medieval, a sua fundação provém de uma primitiva ocupação de um castro pré-histórico, passando pela romanização.
(Distância: 407 m SW)
A vila do Mogadouro viu-se reconhecida pela segunda vez ao ser-lhe atribuído o foral novo por D. Manuel I, mas crê-se que o atual Pelourinho não corresponde ao da época.
(Distância: 442 m SW)
Situado no centro histórico da cidade, a igreja foi edificada logo após 1559, ano em que a Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Mogadouro.
(Distância: 466 m NE)
Situada na início da avenida com o mesmo nome, este templo religioso foi edificado no séc. XVII, vindo a sofrer alterações no decorrer dos tempos.
(Distância: 6 km NE)
A Igreja Paroquial de Azinhoso é considerada um dos templos medievais mais importantes de Trás-os-Montes, embora existam dúvidas quanto à sua data de edificação.
(Distância: 6 km NE)
Azinhoso com a categoria de vila e sede de concelho recebeu o segundo foral de D. Manuel, em 1520, do qual se levantou o Pelourinho.
(Distância: 8 km SW)
Esta ponte, que fazia a ligação entre Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, está situada na entrada da aldeia de Castelo Branco.