Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro

Fortaleza, também com outra designação e mais válida de Castelo de Outeiro, acredita-se que esta construção da Baixa Idade Média corresponda à época do Reinado de D. Dinis. De uma importância inigualável, a sua posição a oitocentos metros de altitude faz com que o ponto de observação atinja desde Miranda até Zamora.

Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro
Fortaleza do Outeiro

O Castelo tem uma planta ovalada irregular no seu perímetro amuralhado. Com um desconhecimento total sobre a estruturação interna, podemos basear-nos nos poucos vestígios aí existentes. Uma intervenção arqueológica poderá indicar-nos as fases de ocupação e da destruição deste mesmo conjunto.

Fortaleza do Outeiro

Contudo, este desconhecimento sobre o Castelo não nos faz esquecer que teve um papel de relevância na história de Portugal. Com a guerra Peninsular e com a morte de D. Fernando, o Castelo foi tomado pelos Castelhanos, tendo retornado para o Reino Português décadas depois pelas mãos de D. João I, que tomou de assalto e o devastou.

Numa tentativa de harmonizar esta parte do território português, este monarca mandou reconstruir as muralhas dando benefícios a todos aqueles que edificassem casas no interior do castelo, fazendo assim com que o perímetro muralhado aumentasse.

Entretanto no Reinado de D. Manuel, conheceu duas fases distintas, em que na primeira, no início deste mesmo reinado, a Vila do Outeiro estava no seu auge. O castelo vê-se com uma torre de menagem quadrangular, anexada a uma das portas para uma melhor defesa. A segunda fase é o início da decadência deste mesmo castelo, quando o monarca concede à Vila de Outeiro o foral, fazendo com que a população se desloque para o vale, deixando por isso as terras altas e consequentemente o castelo.

Classificação

A partir daqui, este castelo nunca mais se recompôs. Mesmo as ocasiões das futuras guerras que se avistaram não fizeram com que se reerguesse. Mesmo assim a partir de 1955, já no Estado Novo, foi considerado Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 40.967' W 006 35.514'  (41.68278, -6.59190)

Temas / Tags

Outeiro, publicado em por