×
Pontos de Interesse no Concelho de Amarante

Lagar Medieval do Tapado (Gondar)

Situado no lugar do Tapado e a pouca distância da Igreja Velha, encontramos este pequeno e interessante monumento de Gondar.

Mosteiro de São Salvador (Travanca)

Este Mosteiro Beneditino é a mais notável obra do românico no concelho de Amarante, tendo sido fundado em meados do séc. XII.

Paço da Dona Loba (Padronelo)

O paço foi inicialmente projetado para residência da Dona Loba Mendes, cuja vida deu origem a uma lenda escrita por Frei Luís de Sousa no século XVII.

Pelourinho de Real (Real)

Atualmente é conhecido como Pelourinho de Vila Meã, mas teve o seu início no século XVI como Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega.

Pelourinho de Rua (Rua)

Aboadela com dois forais dados, primeiro por D. Sancho I em 1196 e depois por D. Manuel I em 1514, só posteriormente a este segundo e com data incerta teve o seu pelourinho.

Ponte do Arquinho (Amarante)

É aqui neste largo que se encontra a Ponte do Arquinho, uma ponte cuja construção terá sido no séc. XIII, em granito e de arco de volta perfeita.

Ponte Românica (Rua)

Um belo exemplar da arquitectura românica pelo notável estado de conservação e pelas características, enquadrando-se muito bem no meio rural.

Ponte Sobre o Rio Tâmega (Amarante)

Crê-se que, primitivamente neste local, existiu uma ponte romana, dado ser este traçado da estrada romana que ligava Braga a Guimarães.
Rio Tâmega (Amarante)

Este é o Rio Tâmega que banha a cidade maravilhosa que é Amarante transformando-a num postal de visitas, passando pelos dois maiores ex-libris da cidade refletidos nas suas puras águas.