Igreja de S. Martinho
Igreja de S. Martinho
Igreja de S. Martinho

Também conhecida como Igreja de São Martinho de Mancelos tem data de construção anterior a 1120, revela a dependência estilística do grandioso templo do vizinho Mosteiro de Travanca.

Com a maioria dos monumentos românicos, a igreja apresenta uma planta longitudinal composta por uma só nave e uma capela-mor retangular. Contudo o estilo românico evidencia dois aspectos que monumentalizam o conjunto. O primeiro é a galilé que, apesar das transformações das épocas posteriores, remontam ao seu original, apontando assim ao seu portal. O segundo aspecto corresponde à torre sineira dupla quadrangular, adossada à frontaria pelo lado sul, com os seus três andares, embora as campanhas posteriores, incluindo a transformação da torre sineira, não permitam uma rigorosa identificação dos pisos originais.

Igreja de S. Martinho Igreja Matriz - portal - pormenor
Portal e pormenor dos capitéis e bases

No interior da galilé, na fachada ocidental da igreja, abre-se o portal que constitui o elemento mais significativo do românico. Quatro arquivoltas, possui tímpano liso, e anuncia as formas góticas pela decoração.

 
Igreja Matriz - S. Martinho
Escultura de S. Martinho

Por cima da galilé está um nicho com uma pequena escultura de S. Martinho, orago da igreja.

 
Mosteiro de Mancelos - arca tumular
Arca tumular

Em tempos existiu um claustro no lado sul da igreja. Neste lado existe um arcossólio ao nível do pavimento com uma arca tumular tendo na sua face lateral gravados um medalhão, uma cruz e dois ginetes.

 
Mosteiro de Mancelos em 1948 Mosteiro de Mancelos em 1982
Igreja de Mancelos em 1948 e 19882
 

No seu interior existem duas portas laterais na nave e o arco triunfal, o único elemento românico restante. A capela-mor, confluente em retábulo contemporâneo dos anteriores, é coberta por teto de madeira. A ocupar toda a parede fundeira existe um retábulo-mor joanino barroco. A anteceder o arco triunfal vemos dois altares colaterais e um lateral recentes com imagens de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem das Dores.

 
Mosteiro de Mancelos - nave Mosteiro de Mancelos - altar-mor Mosteiro de Mancelos - nave
(Fotos antigas, 1948 e 1982, fotos de interior e da arca tumular inseridas
com a devida autorização da Rota do Românico)

Este templo faz parte da Rota do Românico, sendo o número 51 do Percurso do Vale do Tâmega.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1934.

(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro, fotos assinaladas da Rota do Românico, fotos em formato 16x9 de Fernando Dias)

Coordenadas GPS: N 41 16.494' W 008 09.438'  (41.27490, -8.15730)

Temas / Tags

Mancelos, publicado em por