Com o aparecimento das Misericórdias em Portugal durante o século XVI apareceu também em Amarante a respectiva igreja.
Contudo, da traça original, permanece no coro uma balaustrada que se julga ser da antiga talha, no estilo rococó.
De planta longitudinal, é constituída de uma só nave com cunhais em cantaria encimados por pináculos, com a torre sineira um pouco recuada face à frontaria.
Na fachada central apresenta-se o portal, em arco de volta perfeita ladeado em dupla pilastra por arquitrave e sobrepujado por frontão curvo, interrompido por um nicho com a imagem. Esta está ladeada por dois janelões de lintel reto.
Este ponto está situado na localidade Amarante, na freguesia Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.
(Distância: 20 m SW)
Ficou com a administração do hospital da albergaria e da gafaria para dar assistência a peregrinos do Caminho de Santiago, dos pobres e doentes.
(Distância: 74 m W)
Situado na parte histórica de Amarante, o Solar dos Magalhães foi edificado no século XVI para em 1809 ser das primeiras casas da cidade a serem incendiadas aquando da passagem das tropas napoleónicas.
(Distância: 179 m S)
Está situada na Rua Miguel Bombarda, mais conhecida entre os populares como a Rua da Cadeia e talvez a rua mais antiga de Amarante.
(Distância: 211 m S)
Foi erguida em 1727 sobre uma capela destruída, propriedade da Misericórdia, sob o nome de São Martinho, para dar lugar à igreja atual.
(Distância: 298 m SE)
Atualmente, do Convento de Santa Clara é simplesmente a capela que resiste. Foi fundado no século XIII, sendo atribuído a Dª Mafalda.
(Distância: 347 m SE)
Câmara Municipal de Amarante - Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 Amarante
(Distância: 358 m SE)
(Distância: 362 m SE)
Está situada ao lado da Igreja de São Gonçalo, dedicada ao Nosso Senhor dos Aflitos, com a designação mais comum de Igreja de São Domingos.
(Distância: 372 m SE)
A estátua de Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, datada de 1979, situa-se em frente ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso. É aqui que continua a contemplar as suas duas principais musas inspiradoras: A Serra do Marão e o Rio Tâmega.
(Distância: 380 m SE)
Esta fonte em estilo renascentista, em cantaria pontuada, apresenta-se com um espaldar reto por pilastras toscanas, entablamento com inscrição epigrafada com pedra de armas da Ordem Dominicana.