Fundada pela Venerável Ordem Terceira de São Domingos, o edifício foi construído no século XVIII, estando as obras terminadas em 1725.
De uma planta centralizada e de reduzidas dimensões, a fachada apresenta um estilo barroco, composta por uma porta retangular encimada por uma arquitrave e rematada por um frontão interrompido por um vértice superior para dar lugar à soleira saliente da janela.
O remate é feito por um friso de cantaria que circunda toda a construção, estando num plano superior, onde se encontra um frontão angular encimado por uma cruz assente num plinto. As armas dominicanas que aparecem no tímpano rebocado encerram a composição.
Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Amarante, na freguesia Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.
(Distância: 42 m E)
Este Conjunto Monástico é o ex-libris da cidade de Amarante, e esta tudo deve ao santo São Gonçalo que, depois de peregrinar por Roma e Jerusalém decidiu fixar-se neste local, tendo-lhe inclusivamente sido atribuída a construção da ponte sobre o rio Tâmega.
(Distância: 61 m E)
Crê-se que, primitivamente neste local, existiu uma ponte romana, dado ser este traçado da estrada romana que ligava Braga a Guimarães.
(Distância: 74 m NE)
Esta fonte em estilo renascentista, em cantaria pontuada, apresenta-se com um espaldar reto por pilastras toscanas, entablamento com inscrição epigrafada com pedra de armas da Ordem Dominicana.
(Distância: 75 m N)
Atualmente, do Convento de Santa Clara é simplesmente a capela que resiste. Foi fundado no século XIII, sendo atribuído a Dª Mafalda.
(Distância: 94 m NE)
(Distância: 98 m NE)
A estátua de Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, datada de 1979, situa-se em frente ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso. É aqui que continua a contemplar as suas duas principais musas inspiradoras: A Serra do Marão e o Rio Tâmega.
(Distância: 117 m NE)
Câmara Municipal de Amarante - Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 Amarante
(Distância: 209 m NW)
Foi erguida em 1727 sobre uma capela destruída, propriedade da Misericórdia, sob o nome de São Martinho, para dar lugar à igreja atual.
(Distância: 216 m NW)
Está situada na Rua Miguel Bombarda, mais conhecida entre os populares como a Rua da Cadeia e talvez a rua mais antiga de Amarante.
(Distância: 273 m E)