O Convento de Nossa Senhora da Conceição foi fundado por ordem dos primeiros Duques de Beja, D. Fernando e D. Brites, pais da Rainha D. Leonor e do Rei D. Fernando.
O início do Convento de São Francisco aconteceu oitenta anos depois do início do projeto, mais concretamente em 1348, com o apoio da nobreza local e do rei D. Dinis.
Sendo inicialmente construída para açougue municipal, esta ideia depressa se dissipou devido ao seu impacto estético. Rapidamente se considerou ser demasiado nobre para estas funções e adaptou-se o edifício a igreja.
A Capela ou Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos templos mais interessantes da era moderna, foi edificada no exterior da muralha no âmbito da expansão urbanística da cidade.
A Igreja de Santa Maria tem como orago a Nossa Senhora da Assunção por ter sido local de uma mesquita muçulmana, sendo estas quase sempre sacralizadas com o nome da Virgem.
Esta igreja foi alvo de várias campanhas construtivas durante vários séculos, que foram motivos para várias atribuições de data de construção entre os séculos V e X.