A Capela ou Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres acaba por ser um dos templos mais interessantes da era moderna. Acabou por romper com a muralha medieval e foi edificada no exterior desta no âmbito da expansão urbanística da cidade.
A Igreja

A Capela ou Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres acaba por ser um dos templos mais interessantes da era moderna.
Acabou por romper com a muralha medieval e foi edificada no exterior desta no âmbito da expansão urbanística da cidade.
Estrutura
Fundada em 1672, a planta vem contrariar as habituais, com uma justaposição de dois volumes, o da nave de secção quadrangular e a capela-mor de secção circular.
A fachada, que se orienta a nascente, apresenta um portal em verga reta, ladeado por duas colunas, em que assentam o frontão curvo interrompido em cujo centro possui uma cruz. Está encimado por uma pequena janela quadrangular e com um remate final em empena triangular ladeada por dois pináculos piramidais.
Interior
Ao contrário da fachada, o interior é constituído por uma das mais importantes obras do barroco da cidade, sendo-lhe atribuída o exemplo máximo do estilo. Aqui encontra-se um dos mais importantes repositórios de arte sacra da cidade e um conjunto de azulejos.
Atualmente a igreja está transformada em Museu Episcopal de Beja.
Classificação
Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Capela de Nossa Senhora dos Prazeres»