Esta igreja foi alvo de várias campanhas construtivas durante vários séculos que foram motivos para várias atribuições de data de construção. Inicialmente indicavam para um templo do século V, mas agora a indicação é de pertencer ao século X.
Origem da Igreja

Esta igreja foi alvo de várias campanhas construtivas durante vários séculos que foram motivos para várias atribuições de data de construção. Inicialmente indicavam para um templo do século V, mas numa época posterior e à medida que se vai desenvolvendo o melhor entendimento das comunidades cristãs sob o domínio islâmico, dá-nos a indicação de pertencer ao século X.
Perante o infortúnio que as obras puderam ter na real datação, os estudos bastantes prolongados das respetivas campanhas de obras foram determinantes para uma melhor clarificação. Não ficou assim qualquer dúvida, pela existência dos capitéis das naves que indicam precisamente o século X e inícios do XI.
Museu Visigótico

com Nicho

Água Benta
Atualmente a igreja acolhe o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja, justificando assim a classificação da cidade de Beja como capital do Visigótico de Portugal.
Classificação
Esta Igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1936.
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Igreja de Santo Amaro»
- Museu Regional de Beja - Museu Rainha D. Leonor. «Núcleo Visigótico»