Esta igreja foi alvo de várias campanhas construtivas durante vários séculos que foram motivos para várias atribuições de data de construção. Inicialmente indicavam para um templo do século V, mas agora a indicação é de pertencer ao século X.

Origem da Igreja

Igreja de Santo Amaro
Fachada da Igreja

Esta igreja foi alvo de várias campanhas construtivas durante vários séculos que foram motivos para várias atribuições de data de construção. Inicialmente indicavam para um templo do século V, mas numa época posterior e à medida que se vai desenvolvendo o melhor entendimento das comunidades cristãs sob o domínio islâmico, dá-nos a indicação de pertencer ao século X.

Perante o infortúnio que as obras puderam ter na real datação, os estudos bastantes prolongados das respetivas campanhas de obras foram determinantes para uma melhor clarificação. Não ficou assim qualquer dúvida, pela existência dos capitéis das naves que indicam precisamente o século X e inícios do XI.

Museu Visigótico

Museu Visigotico, coluna com nicho
Coluna
com Nicho
Museu Visigotico, pia de água benta
Pia de
Água Benta

Atualmente a igreja acolhe o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja, justificando assim a classificação da cidade de Beja como capital do Visigótico de Portugal.

Classificação

Esta Igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1936.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 01.058' W 007 51.977'  (38.01763, -7.86628)

Referências

Temas / Tags

Beja, publicado em por