Capela do Senhor das Barrocas
Capela do Senhor das Barrocas, julho de 2022
Esta capela é uma edificação da primeira metade do século XVIII, com lançamento da primeira pedra em 1722. Passado dez anos dá-se a trasladação do crucifixo para a nova capela, realizando-se a bênção e inauguração. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1959.
 

História

Capela do Senhor das Barrocas

Situada por entre quatro ruas, estando à cabeça do lugar do Senhor das Barrocas, a capela com o mesmo nome é uma edificação da primeira metade do século XVIII, com lançamento da primeira pedra em 1722. Passado dez anos, dá-se a trasladação do Crucifixo (Senhor das Barrocas) para o interior da nova capela, realizando-se a bênção e inauguração.

Nos anos quarenta deste mesmo século realiza-se a cópia do sino original que até hoje está desaparecido. Entre os anos de 1816 e 1837 o templo sofreu algumas reformas. Em 2001 abre-se novamente um concurso público para obras de conservação e valorização.

Fachada Principal

Capela do Senhor das Barrocas
Capela do Senhor das Barrocas

Planta composta por nave octogonal e capela retangular, de dois registos separados por cornijas proeminentes e sacristia retangular mais baixa. As fachadas de cunhais em cantaria são encimados por remates piramidais, tendo ao centro da principal um pequeno campanário de remate contracurvado interrompido por cruz.

O portal é arquitravado rematado por mísulas com dupla colunata jónica e coroamento elevado, aproveitando o janelão contracurvado onde se dispõe a decoração e escudo real. Nas laterais dois portais em verga reta, com elementos vegetalistas, ladeando a moldura dos vãos que suportam o alto remate triangular profusamente decorado

Fachadas Frontal e Lateral

Capela do Senhor das Barrocas
Portal principal
Capela do Senhor das Barrocas
Janela principal
Capela do Senhor das Barrocas
Porta lateral
Capela do Senhor das Barrocas
Porta lateral

Classificação

A Capela do Senhor das Barrocas entrou em 1959 na classificação como Imóvel de Interesse Público

Localização

Este ponto está situado na localidade Aveiro, na freguesia Glória e Vera Cruz.

Coordenadas GPS: N 40 38.840' W 008 38.496'  (40.64733, -8.64160)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fonte das Barrocas

Fonte das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 9 m NW)
Conhecida como Fonte das Barrocas, por estar situada na base da capela com o mesmo nome, há no fontanário uma inscrição da edificação de 1868 e que mais tarde seria retificada em 1897. Ao lado da fonte situa-se o lavadouro público.

Tanque Comunitário das Barrocas

Tanque Comunitário das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 15 m W)
Um simples tanque comunitário que, tal como muitos outros, faz ou fez parte da vida quotidiana das pessoas desta zona da cidade. É um espaço com uma simples cobertura para dois tanques retangulares, obtendo como habitual a água que provém da fonte.

Capela de Nossa Senhora da Alegria

Capela de Nossa Senhora da Alegria - Visitar Portugal

(Distância: 167 m SW)
A Capela de Nossa Senhora da Alegria é uma construção dos séculos XVI e XVII, correspondendo ao manuelino, do qual ainda se conserva o arco ogival do transepto. No século XVII surge o retábulo-mor, o púlpito e a azulejaria de fabrico lisbonense, e no século XVIII finalizam os retábulos colaterais e teto de madeira.

Edifício da Estação de Comboios

Edifício da Estação de Comboios - Visitar Portugal

(Distância: 356 m S)
Este edifício é referenciado pelo revestimento de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica de Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais.

Fonte da Mina ou das Conchas

Fonte da Mina ou das Conchas - Visitar Portugal

(Distância: 552 m N)
Uma fonte situada no limite norte de Esgueira e de Aveiro, junto da A25, deve o seu nome a estar situada junto da entrada para uma mina.

Palacete de Jaime Magalhães Lima

Palacete de Jaime Magalhães Lima - Visitar Portugal

(Distância: 577 m SW)
Um belíssimo exemplar de residência apalaçada, uma construção dos meados do século XIX, que se encontra na Rua do Carmo, cuja edificação se deve ao pai do ilustre aveirense e escritor Jaime Magalhães Lima. A fachada principal é forrada a azulejos azuis de relevo.

Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo

Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo - Visitar Portugal

(Distância: 618 m SW)
Igreja do Carmo ou de São João Batista, construída no século XVII em estilo maneirista, pertencia ao antigo Convento das Carmelitas Descalças. Atualmente do complexo conventual só resta a igreja que está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Palheiros

Palheiros - Visitar Portugal

(Distância: 813 m W)
Palheiros é o nome mais apropriado para denominar este conjunto de edifícios que se mostram em todo o correr da rua, com a função inicial de guardar o material ligado a pesca. Diferenciando com os da Costa Nova que atualmente constituem habitações, os de Aveiro tornaram-se em restaurantes e outros serviços.

Capela de Nossa Senhora das Febres

Capela de Nossa Senhora das Febres - Visitar Portugal

(Distância: 839 m W)
A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque, pode ter sido edificada no final do século XVI.

Monumento ao Ovo Mole

Monumento ao Ovo Mole - Visitar Portugal

(Distância: 896 m S)
Sendo os Ovos Moles um doce típico de Aveiro, no meio deste espaço criaram umas pequenas esculturas que lhe são dedicadas.

gif