Mosteiro de Jesus
Este mosteiro foi fundado em 1458 por Dona Brites Leitoa, como Convento de Religiosas Dominicanas, e hoje é o Museu de Aveiro.
Temas / Tags
Mosteiro de Jesus, Museu de Aveiro

Na verdade, na atual situação não se conhece como Mosteiro mas como Museu de Aveiro.

Este mosteiro foi fundado em 1458 por Dona Brites Leitoa, como Convento de Religiosas Dominicanas, tendo sido integrado na Observância, cumprindo todas as regras estritas, podendo portanto as religiosas professar legitimamente como monjas. Todo este apoio foi concedido pelo Papa Pio II em 1461.

A este mosteiro esteve ligada a Princesa D. Joana, filha herdeira ao trono de D. Afonso V de Portugal. Viveu uma vida modesta de monja entre os anos 1472 a 1490, ano em que morreu, e aqui ficou sepultada. Com a sua beatificação em 1693 tornou~se assim Santa Joana de Portugal.

A sua existência como Convento prolongou-se até 1874, ano que a última freira morreu. A abolição das Ordens Religiosas em 1834, por ordem governamental de então, obrigou a encerrar os mosteiros masculinos e fazendo o mesmo com os Conventos femininos, só na condição de a última freira morrer.

Sendo assim, a partir de 1874 o Convento foi entregue à Ordem Terceira Dominicana, que aí fundou um colégio feminino. Esteve ocupado como tal até 1910, ano em que foi instaurada a República em Portugal. A partir desta data, o edifício foi transformado em Museu.

De referir na Igreja de Jesus a rica talha dourada e azulejos, o claustro, o refeitório, a graciosa tribuna de leitura e, como já referi, o túmulo da Princesa Santa Joana, são as estruturas conventuais integradas no Museu.

Classificação

O edifício está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Veja Também

  • Outras localidades deste concelho Aveiro

Localização

Coordenadas GPS: N 40 38.340' W 008 39.065'  (40.63900, -8.65108)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Estátua da Princesa Santa Joana (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 33 m E)
Esta estátua foi criada pelo artista aveirense Hélder Bandarra em honra da princesa Santa Joana, estando situada em frente ao Museu que lhe é dedicado.

Cruzeiro de São Domingos (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 71 m NE)
O cruzeiro de São Domingos que se encontra em frente do adro da Sé é uma réplica do original que está exposto na galilé da Sé, para maior proteção.

Sé Catedral de Aveiro (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 96 m NE)
A sua origem remonta ao século XVI, mas a Sé é proveniente da inicial Igreja do Convento de São Domingos.

Palacete Visconde da Granja (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 103 m W)
Edifício de grande opulência, situado na principal praça da cidade de Aveiro, é conhecido como a Casa de Santa Zita.

Fonte das 5 Bicas, Chafariz do Espírito Santo (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 176 m S)
O Chafariz do Espírito Santo, ou Fonte das Cinco Bicas, está no local onde antes existiu a Igreja do Espírito Santo, e daí o seu nome.

Praça Marquês de Pombal (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 183 m W)
O nome atual da praça, Marquês de Pombal, foi atribuído após a instauração da República, em 1910, como reconhecimento pelo que este estadista fez pela cidade e por a ter elevado a essa categoria em 1759.

Igreja de São João Evangelista (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 203 m W)
A Igreja de São João Evangelista das Carmelitas surgiu através do Convento das Carmelitas Descalças, sendo iniciado em 1610 como residência de D. Brites Lara.

Igreja da Misericórdia (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 269 m NW)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.

Câmara Municipal de Aveiro (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 271 m NW)
O edifício da Câmara foi construído em 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno.

José Estevão Coelho de Magalhães (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 297 m NW)
Chama-se José Estêvão Coelho de Magalhães, o verdadeiro herói da cidade de Aveiro, ou pelo menos têm nesta figura o seu orgulho que se destacou numa certa época da história de Portugal.

gif