Fernando José Salgueiro Maia (Castelo de Vide, 1 de julho de 1944 - Lisboa, 4 de abril de 1992) foi um militar, um dos capitães do Exército Português da Revolução de 25 de abril de 1974 que marcou o fim da ditadura. Esteve colocado na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, onde ascendeu a comandante de instrução e integrou uma companhia dos comandos na Guerra Colonial.
A inauguração esteve inserida nas comemorações do 32º aniversário da Revolução.
As obras de requalificação efetuadas naquele largo obrigaram à remoção do monumento para os armazéns da Câmara Municipal, onde ficou durante cerca de um ano e meio. No início de 2015, e após alguma polémica, foi mudado para o local atual, o Jardim da República.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 83 m NE)
Situado em anexo à Igreja do Hospital de Jesus Cristo, este pequeno templo, também denominado de Capela da Ordem de Terceira de São Francisco, passa como sendo a Igreja do Hospital.
(Distância: 111 m NE)
Primitivamente esta igreja, de nome Nossa Senhora de Jesus Cristo, fez parte do Conjunto Conventual Franciscano da Ordem Terceira, do qual este conjunto viria a ser separado em 1834 devido à extinção das Ordens Religiosas.
(Distância: 368 m NE)
Situado no centro histórico da cidade, na rua João Afonso, o Teatro Sá da Bandeira é um edifício do início do século XX, sendo um dos pontos de referência da cultura local.
(Distância: 372 m NE)
Situada no centro histórico de Santarém, a Igreja de São Nicolau foi reconstruída no século XVII após o templo primitivo ter sido destruído por um incêndio, mantendo-se desde então com o aspeto atual.
(Distância: 414 m NE)
Situada na rua principal do centro histórico, Dr. Mendes Pedroso, este templo religioso, anexo à Igreja Paroquial de São Nicolau, foi mandado edificar pelo casal Redondo em 1330.
(Distância: 416 m N)
Na transição entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade existe um excelente parque para passeio e descanso, o Jardim da Liberdade, ao longo da Avenida Sá da Bandeira.
(Distância: 436 m E)
Designada como Santo Estêvão em 1241, viria a estar ligada a uma lenda da qual resulta a outra denominação.
(Distância: 444 m E)
Situada no centro histórico de Santarém, a poucos metros da Igreja de Santo Estêvão, ergue-se este pequeno templo conhecido como a Ermida do Santíssimo Milagre.
(Distância: 460 m NE)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.
(Distância: 467 m NE)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.