Igreja de São João de Alporão
Fachada principal
Igreja de São João de Alporão
Fachada sul

Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do século XII, não havendo propriamente uma data exata, confundindo-se por vezes a data deste templo com a fixação da Ordem dos Hospitalários (1159/1185).

Estilos de Construção

Acredita-se que, segundo a estrutura da nave, este templo ainda faça parte da traça românica de nave única do Douro interior, inclusivamente o portal com as suas arquivoltas de volta perfeita. Sendo a Igreja de São João de Alporão dos últimos testemunhos do românico no sul, segundo as caraterísticas, tem também vestígios que a situam na época do gótico, como a cabeceira de planta poligonal com amplas janelas ogivais, a primitiva de três tramos da nave, entre outros.

Perante a coincidência na existência destes elementos de duas épocas diferentes, pressupõe-se que o projecto românico não foi terminado ou a cobertura da nave em abóbada de berço ruiu. Seguiram-se transformações no abobadamento do corpo, optando por isso por uma cabeceira totalmente nova.

Com a extinção das Ordens Religiosas, e depois de ter servido de palco para teatro, acabou por receber, com obras de adaptação e restauro, o museu que até hoje ali permanece.

Igreja de São João de Alporão - placaIgreja de São João de Alporão - entradaIgreja de São João de Alporão - entrada
Placa, portal e pormenor das colunas e capitéis

Classificação

Este templo está na primeira lista de 1910 dos Monumentos Nacionais.

(As primeiras fotos são de Pedro Castro e as últimas de Fernando Dias)

Localização

Coordenadas GPS: N 39 14.135' W 008 40.810'  (39.23558, -8.68017)

Temas / Tags

Santarém, publicado em por