


Com outras designações como Igreja de São Pedro de Cete, Igreja Paroquial do Mosteiro de Cete e Mosteiro de Cete, é mais um belo e magnífico exemplar românico, sendo considerado um dos mais antigos de Portugal.
A data da fundação deste mosteiro sofre um bocado de contestação pois, segundo alguns investigadores, foi fundado no século IX e segundo alguns registos dessa época foi fundado no século X. A tradição indica ter sido fundado por D. Gonçalo Oveques no século X, cujo túmulo está ali se encontra na capela na torre. O pensamento inicial foi para uma Basílica dedicada a São Pedro, tendo sido ocupada por Monges Beneditinos.



No século XI sofreu uma reconstrução, nos finais do século XIII e princípios do XIV veio a alteração do tamanho da nave, a reconstrução da capela-mor e a alteração da fachada do edifício. No século XV vieram os claustros, a torre e outros elementos do conjunto.




A torre e o botaréu junto do portal oeste mostram que a construção teria a finalidade defensiva.
Com estas obras todas, o mosteiro acabou por ser um monumento edificado nos estilos românico tardio e gótico. A fachada é rasgada por um portal de arco quebrado ladeado por três arquivoltas assentes em colunelos de capitéis ornamentados por elementos vegetalistas,e adossada a esta está a torre quadrangular.
Encimado está a rosácea, fruto de uma das intervenções de restauro, ao qual se sobrepõe uma empena rematada por uma cruz em formato de flôr-de-lis.





Teve também obras de restauro em 1881 e 1882 pela Junta da Paróquia e novamente em 1930 pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais que, após as profundas obras, levou ao aspeto atual.
O interior apresenta uma só nave com planta logitudinal com cobertura de madeira e a capela-mor de dois tramos terminada em quarto de esfera, sendo percorrido no primeiro registo por uma arcada cega.



com a devida autorização da Rota do Românico
O Mosteiro de São Pedro de Cete foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Este Mosteiro faz parte da Rota do Românico, tendo o número 15 no Percurso do Vale do Sousa.