Mosteiro de São Pedro de Cete
Mosteiro de São Pedro de Cete
Com outras designações como Igreja de São Pedro de Cete, Igreja Paroquial do Mosteiro de Cete e Mosteiro de Cete, é mais um belo e magnífico exemplar românico, sendo considerado um dos mais antigos de Portugal.
 

História

Mosteiro de Cete
Mosteiro de Cete
 
Mosteiro de Cete

Com outras designações como Igreja de São Pedro de Cete, Igreja Paroquial do Mosteiro de Cete e Mosteiro de Cete, é mais um belo e magnífico exemplar românico, sendo considerado um dos mais antigos de Portugal.

A data da fundação deste mosteiro sofre um bocado de contestação pois, segundo alguns investigadores, foi fundado no século IX e segundo alguns registos dessa época foi fundado no século X.

A tradição indica ter sido fundado por D. Gonçalo Oveques no século X, cujo túmulo está ali se encontra na capela na torre. O pensamento inicial foi para uma Basílica dedicada a São Pedro, tendo sido ocupada por Monges Beneditinos.

Mosteiro de Cete
Mosteiro de Cete
Mosteiro de Cete

No século XI sofreu uma reconstrução, nos finais do século XIII e princípios do XIV veio a alteração do tamanho da nave, a reconstrução da capela-mor e a alteração da fachada do edifício. No século XV vieram os claustros, a torre e outros elementos do conjunto.

Mosteiro de Cete
Mosteiro de Cête - colunas do portal
Mosteiro de Cête - colunas do portal
Portal, botaréu e pormenor das colunas, capitéis e bases

 

Mosteiro de Cête - fachada

A torre e o botaréu junto do portal oeste mostram que a construção teria a finalidade defensiva.

Com estas obras todas, o mosteiro acabou por ser um monumento edificado nos estilos românico tardio e gótico. A fachada é rasgada por um portal de arco quebrado ladeado por três arquivoltas assentes em colunelos de capitéis ornamentados por elementos vegetalistas,e adossada a esta está a torre quadrangular.

Encimado está a rosácea, fruto de uma das intervenções de restauro, ao qual se sobrepõe uma empena rematada por uma cruz em formato de flôr-de-lis.

 

Século XIX

Mosteiro de Cête - arcas tumulares
Arcas tumulares
Mosteiro de Cête - gárgulas
Gárgula
 
Mosteiro de Cête - jardim
Mosteiro de Cête - jardim
Mosteiro de Cête - cruzeiro
Jardim e cruzeiro

Teve também obras de restauro em 1881 e 1882 pela Junta da Paróquia e novamente em 1930 pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais que, após as profundas obras, levou ao aspeto atual.

Interior

O interior apresenta uma só nave com planta logitudinal com cobertura de madeira e a capela-mor de dois tramos terminada em quarto de esfera, sendo percorrido no primeiro registo por uma arcada cega.

Mosteiro de Cête - Nave
Mosteiro de Cête - Altar-mor
Mosteiro de Cête - Claustros
Nave, altar-mor e claustros, fotos inseridas
com a devida autorização da Rota do Românico

Classificação

O Mosteiro de São Pedro de Cete foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

Rota do Românico

Este Mosteiro faz parte da Rota do Românico, tendo o número 15 no Percurso do Vale do Sousa.

(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro, fotos do interior da Rota do Românico e fotos em formato 16x9 de Fernando Dias)

Localização

Este ponto está situado na localidade Cete, na freguesia Cete.

Coordenadas GPS: N 41 10.851' W 008 21.979'  (41.18085, -8.36632)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Arcas Tumulares

Arcas Tumulares - Visitar Portugal

(Distância: 9 m SW)
Estas seis arcas tumulares, fora do Mosteiro de Cete, estão compreendidas entre os séculos XII e XV, marcando por isso o final do românico.

Capela da Senhora da Piedade da Quintã

Capela da Senhora da Piedade da Quintã - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
A Capela da Senhora da Piedade, antigamente uma ermida sob o nome de Virgem da Piedade, situa-se próximo da localidade de Quintã, freguesia de Baltar.

Ermida de Nossa Senhora do Vale

Ermida de Nossa Senhora do Vale - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Esta capela foi erguida num local ermo no XV ou XVI, no românico de resistência, vendo-se no exterior os contrafortes dos ângulos da cabeceira, típico dessa época.

Cruzeiro de Paço de Sousa

Cruzeiro de Paço de Sousa - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Este cruzeiro está situado num pequeno largo, não muito longe do Mosteiro. Eleva-se sobre um pedestal quadrangular de cinco degraus.

Ponte Romana do Vau

Ponte Romana do Vau - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Uma pequena ponte romana de um só arco de volta perfeita, atravessa o que em tempos era um rio e que agora não passa de um riacho.

Mosteiro de Paço de Sousa

Mosteiro de Paço de Sousa - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Sendo a Igreja do Mosteiro também a Matriz de Paço de Sousa, é conhecida como Igreja do Salvador. Está incluído na Rota do Românico.

Anta do Padrão

Anta do Padrão - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Esta anta é de grandes dimensões, datada do III milénio a.C. Nela existem diversas pinturas a vermelho e preto. Atualmente está no Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto. Neste local resta apenas a mamoa.

Memorial da Ermida

Memorial da Ermida - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
O Memorial da Ermida estava situado junto da estrada medieval que ligava Porto a Paço de Sousa, e devido às novas vias teve que ser transladado para o atual lugar.

Igreja Matriz de Vandoma

Igreja Matriz de Vandoma - Visitar Portugal

(Distância: 4 km W)
Na sua simplicidade de traça neoclássica, este é um dos muitos templos que apresenta uma interessante e pequena história de aldeia, com pouco relevância, mas que se deve ter em conta para uma visita descontraída e de passagem se for o caso.

Aqueduto de Cimo da Vila

Aqueduto de Cimo da Vila - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Este aqueduto, do século XIX, é formado por caleiras escavadas, que assentam em pilares verticais, fazendo transportar a água de um ponto inicial determinado como minas até um ponto final, à semelhança de tanques.

gif