Esta capela foi erguida num local ermo no final do século XV ou início do século XVI, no românico de resistência, vendo-se no exterior os contrafortes dos ângulos da cabeceira, típico dessa época.

Descrição

Ermida Nossa Senhora do Vale
Ermida Nossa Senhora do Vale
Ermida Nossa Senhora do Vale
Ermida Nossa Senhora do Vale
Ermida Nossa Senhora do Vale

Com uma nave retangular de teto de madeira e cabeceira quadrangular separadas pelo arco triunfal levemente quebrado e apoiado em colunelos, originalmente a cobertura da cabeceira, onde se situa o altar-mor, seria uma abóbada de ogivas cruzadas cujas nervuras se apoiam em mísulas manuelinas.

Atualmente é também de madeira, tal como a nave principal. A moldura no acesso à sacristia, anexada no lado sul, é igualmente manuelina.

 
Ermida Nossa Senhora do Vale
Ermida Nossa Senhora do Vale
 
Ermida Sra do Vale - mísula

As mísulas na fachada principal mostram ter existido um alpendre anterior ao atual que foi construído numa época posterior à capela.

Dentro do alpendre existe uma púlpito exterior, necessário para a grande afluência de fiéis nas celebrações festivas, e no lado oposto um pequeno cruzeiro sobre uma base cúbica.

O alpendre é apoiado em colunas sobre um pequeno muro gradeado em ferro onde existem entradas na parte frontal e nas laterais, todas com portões igualmente em ferro.

Ermida Nossa Senhora do Vale
Arquivoltas
Ermida Sra Vale - pormenor
Pormenor dos capitéis

Fachadas

Duas arquivoltas, apoiadas em colunas com capitéis com máscaras, decoram o portal de arco quebrado, das quais a última mostra elementos semiesféricos tendo ao centro uma carranca. A empena é interrompida por um campanário com um sino.

Ermida Nossa Senhora do Vale
Fachada leste
Ermida Nossa Senhora do Vale
Fachada norte
Ermida Nossa Senhora do Vale
Fachada sul e sacristia

Na fachada leste nota-se que terá existido uma janela e na fachada norte as mísulas indicam uma presença antiga de um alpendre ou galilé.

Capela-mor

A decoração da parede testeira da capela-mor mostra os restos de uma pintura de anjos músicos, de meados do século XVI, possivelmente do pintor Arnaus de que existem outras obras em outros monumentos no norte de Portugal, na zona do Minho.

No interior, no lado da Epístola, existe um altar com um retábulo do século XVII.

Ermida Sra do Vale
Ermida Sra Vale - nave
Ermida Sra Vale - pintura
Foto antiga e fotos de interior inseridas com a devida autorização da Rota do Românico

Rota do Românico

Sofrendo obras de recuperação e reparação em 1979-1980, foi integrada na Rota do Românico do Vale do Sousa em 1998. Em 2004 e 2005 teve novas obras de recuperação pela integração na Rota do Românico, tal como em 2013.

Um cruzeiro em frente da capela e uma alameda completam o recinto.

Esta ermida faz parte da Rota do Românico, tendo o número 17 do Percurso do Vale do Sousa.

Classificação

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1950.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 10.549' W 008 20.950'  (41.17582, -8.34917)

Temas / Tags

Cete, publicado em por