Cisterna
Cisterna
A cisterna é um edifício abobadado com um reservatório com capacidade de 2.300 metros cúbicos de água. No exterior tem uma fonte com um tanque de quatro bicas encimadas por mármore.
Cisterna

Realmente a cisterna não se pode comparar a outros monumentos existentes na cidade de grande interesse. Contudo tem o seu ponto de interesse e talvez ainda hoje tenha a sua função, embora de um ponto de vista diferente.

A sua construção iniciou-se no ano de 1650 para fazer frente ao perigo espanhol. Na altura houve a necessidade de uma defesa forte e daí os engenheiros militares que ali se deslocaram, para construções de muralhas e quartéis, pondo a hipótese de deitar abaixo uma parte do aqueduto da Amoreira.

Neste contexto de perda do aqueduto, o inteligente Martinho Afonso de Melo, Conde de São Lourenço, ordena a construção de um depósito de água à prova de bomba e que vai abastecer a população por vários meses. Este depósito fica ligado à cisterna por um cano subterrâneo através do fosso. Este mecanismo deve-se a Nicolau de Langres.

Mais ou menos dois séculos mais tarde foi considerada a maior cisterna do mundo, mantendo-se assim viva e inalterável até agora.

A cisterna é um edifício abobadado com um reservatório com capacidade de 2.300 metros cúbicos de água, na qual se desce por uma escada de vinte e seis degraus. No exterior tem uma fonte com um tanque de quatro bicas encimadas por mármore.

Localização

Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Coordenadas GPS: N 38 52.761' W 007 10.005'  (38.87935, -7.16675)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de Nossa Senhora das Dores

Igreja de Nossa Senhora das Dores - Visitar Portugal

(Distância: 61 m E)
A atual igreja foi iniciada em 1780 e terminada em 1796, no local onde estava a Igreja de Santa Maria Madalena com a sua albergaria e hospital, datadas de 1278.

Fonte da Misericórdia

Fonte da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 76 m SE)
Fonte construída no ano 1622, sob a traça do arquiteto da Casa Real. Em 1951 a fonte foi mudada para o atual largo vinte e cinco de Abril.

Convento de São João de Deus

Convento de São João de Deus - Visitar Portugal

(Distância: 121 m SE)
Tendo em 1641 D. João IV ordenado a construção de Hospitais Militares, nas principais praças do país, este instalou-se numa parte do Convento.

Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia

Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 145 m E)
Tanto a igreja como o hospital e a sede da Santa Casa da Misericórdia são do século XVI, tendo surgido a sede nos anos 1501 e 1502 e depois o hospital.

Paiol de Nossa Senhora da Conceição

Paiol de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 188 m NW)
Foi construído para as guerras da Restauração, servindo toda a sua vida de armazém militar, numa arquitetura circular de sete metros e vinte centímetros.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 194 m NW)
Construída no ano de 1743, designada por Real Capela, está edificada sobre a Porta da Esquina da muralha seiscentista, após esta última ser erigida.

Igreja de São Martinho

Igreja de São Martinho - Visitar Portugal

(Distância: 203 m NE)
Este templo foi construído em homenagem ao Santo por iniciativa dos populares, devido a estes terem encontrado a imagem junto da muralha islâmica, em 1515.

Muralha Fernandina

Muralha Fernandina - Visitar Portugal

(Distância: 218 m E)
Como aconteceu com a segunda muralha islâmica, esta muralha do século XIV foi feita justamente para proteger a população de qualquer perigo de guerra com Castela, pois esta população já tinha extravasado as primeiras muralhas.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Visitar Portugal

(Distância: 304 m NE)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.

Pelourinho de Elvas

Pelourinho de Elvas - Visitar Portugal

(Distância: 350 m NE)
Pelourinho datado do século XVI, sendo este uma réplica do original, apareceu em Elvas sinónimo de autoridade e exposição.

gif