Uma das principais avenidas de Lisboa e atualmente a mais movimentada, tanto a nível pedestre como automóvel, a Avenida da Liberdade liga a Praça dos Restauradores ao Marquês de Pombal.

Em 1764 era uma avenida ajardinada e arborizada denominada de Passeio Público, sendo o seu limite norte também o limite da cidade de Lisboa. Era uma zona nobre e elegante, local de passeio de todos principalmente dos mais nobres e importantes.

No século seguinte foi muito modificado e arranjado, ao estilo romântico.

Modificação para a Avenida da Liberdade

No final do século XIX foi então transformada na Avenida da Liberdade que vemos hoje e aberta ao trânsito. Com cerca de 90 metros de largura e 1130 de comprimento, tem quatro zonas de rodagem para veículos automóveis, tendo ao centro 2 ou 3 faixas e uma em cada lado da avenida.

A abertura da Avenida ao trânsito para norte representou o início da expansão da cidade para norte. Representou também a sua transformação numa zona de referência para as classes abastadas que logo começaram a fixar na Avenida as suas residências.

Descrição da Avenida da Liberdade

Entre as zonas de rodagem tem zonas de passeio muito largas, em calçada portuguesa, muito arborizada, com bares, esplanadas, estátuas, monumentos, fontes e pequenos lagos. Ladeiam-na edifícios clássicos, formando a zona nobre de Lisboa, com habitação, escritórios, comércio e hotéis.

Ali se situam os mais caros e melhores hotéis de luxo, cinemas e teatros, cafés, lojas de moda.

É a maior e melhor avenida da Capital em área pedonal arborizada. Ali se realizam frequentemente manifestações, festejos, como por exemplo a típica Noite de S. João, padroeiro de Lisboa, com os desfiles dos representantes dos Bairros Lisboetas.

Ao longo da Avenida existem diversas estátuas de escritores portugueses a par com os edifícios mais ricos e mais caros, entretanto muitos deles transformados em hotéis ou locais de comércio e de escritórios. É considerada a 35ª avenida mais cara do mundo.

Monumentos

Ao longo da Avenida da Liberdade existem diversos monumentos e estátuas de escritores portugueses, entre outras:

  • Alexandre Herculano, escritor português, de Salvador Barata Feyo, de 1950.
  • Almeida Garrett, escritor português.
  • António Feliciano de Castilho, escritor português, de Leopoldo de Almeida, de 1950.
  • Joaquim de Oliveira Martins, historiador português, de Leopoldo de Almeida, de 1952.
  • José Rosa Araújo, de Costa Motta, de 1936. Foi presente da Câmara Muncipal de Lisboa e durante o seu mandato iniciou-se a construção da Avenida da Liberdade.
  • Manuel Pinheiro Chagas, escritor e político português, de Costa Motta, de 1908.
  • Monumento aos Mortos da Grande Guerra, de Maximiano Alves e dos arquitetos Guilherme Rebelo de Andrade e Carlos Rebello de Andrade, de 1931.
  • Simón Bolívar, político venezuelano, de Arturo R. Aguilero. Esta estátua foi oferecida pela comunidade portuguesa na Venezuela em 1978.

Classificação

Em 18 de junho de 2013 a Avenida da Liberdade foi classificada como um Conjunto de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santo António, na freguesia Santo António.

A Avenida da Liberdade situa-se entre a Praça dos Restauradores e a Praça do Marquês de Pombal, numa extensão de 1130 metros.

Coordenadas GPS: N 38 42.996' W 009 08.548'  (38.71660, -9.14247)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Palácio Foz

Palácio Foz - Visitar Portugal

(Distância: 80 m S)
O Palácio Foz, originalmente Palácio de Castelo Melhor e pertença desse marquês, foi construído no fim do século XVIII em estilo neoclássico.

Monumento aos Restauradores

Monumento aos Restauradores - Visitar Portugal

(Distância: 118 m SE)
O Monumento aos Restauradores, inaugurado em 28 de abril de 1886, comemora a libertação em relação ao domínio espanhol, em 1 de dezembro de 1640.

Hotel Avenida Palace

Hotel Avenida Palace - Visitar Portugal

(Distância: 228 m SE)

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Miradouro de São Pedro de Alcântara - Visitar Portugal

(Distância: 230 m SW)
O Miradouro de S. Pedro de Alcântara, no jardim com o mesmo nome, é um local privilegiado com uma vista única sobre Lisboa, especialmente sobre a colina em frente onde se situa o Castelo de São Jorge.

Convento de São Pedro de Alcântara

Convento de São Pedro de Alcântara - Visitar Portugal

(Distância: 249 m SW)
O Convento de S. Pedro de Alcântara foi fundado no século XVII por D. António Luis de Menezes, 1º marquês de Marialva, para religiosos arrábidos da ordem de São Francisco.

Estação Ferroviária do Rossio

Estação Ferroviária do Rossio - Visitar Portugal

(Distância: 283 m SE)
A Estação Ferroviária do Rossio foi inaugurada em 18 de maio de 1890 e entrou ao serviço pouco mais de um ano depois, em 11 de junho de 1891.

Calçada do Lavra

Calçada do Lavra - Visitar Portugal

(Distância: 287 m NE)
Situada mesmo ao lado do ascensor com o mesmo nome, uma parte é em rua íngreme e outra parte em escadaria alguns metros afastada.

Convento de Nossa Senhora da Encarnação

Convento de Nossa Senhora da Encarnação - Visitar Portugal

(Distância: 303 m E)
Este convento foi edificado no reinado de D. Filipe II de Portugal na sequência testamentária da Infanta D. Maria.

Ascensor do Lavra

Ascensor do Lavra - Visitar Portugal

(Distância: 306 m NE)
Um dos muitos elevadores existentes em Lisboa que ligam uma parte baixa a uma alta da cidade, este liga a Rua de São José à Rua Câmara Pestana.

Igreja de São Luis da Pena

Igreja de São Luis da Pena - Visitar Portugal

(Distância: 321 m NE)
A Igreja de São Luís da Pena foi inaugurada no ano de 1705. Sendo edificada nas primeiras manifestações artísticas do barroco joanino, desconhece-se totalmente qualquer resenha histórica.

gif