Monumento aos Restauradores
Monumento aos Restauradores
O Monumento aos Restauradores, inaugurado em 28 de abril de 1886, comemora a libertação em relação ao domínio espanhol, em 1 de dezembro de 1640.

Este Monumento é um obelisco piramidal quadrado com 30 metros de altura e situa-se no centro da Praça dos Restauradores, no início da Avenida da Liberdade. Comemora o fim da monarquia espanhola, sob o Rei Filipe III de Portugal, Filipe IV de Espanha, em 1 de dezembro de 1640.

Assente sobre um ático quadrado, tem no lado norte (lado da Avenida da Liberdade) as armas de Lisboa e a sul (lado da Baixa e do rio) tem o escudo nacional.

No pedestal foram adossadas duas estátuas de bronze. A do lado norte é uma figura feminina que representa o génio da Vitória. Na mão direita, levantada, segura uma coroa de louros da Vitória e na esquerda uma palma. Aos pés estão depostos as fardas e paramentos militares. A do lado sul é uma figura masculina que representa o génio da Independência. Na mão dreita, levantada, tem uma corrente quebrada e na esquerda uma bandeira.

Nas faces leste e oeste vemos troféus de armas.

Construção e Inauguração

Num projeto de autoria de António Tomás da Fonseca, a construção ficou a cargo de Sérgio Augusto de Barros. As estátuas de bronze, no pedestal, foram executadas por José Simões de Almeida no lado norte e por Alberto Nunes no lado sul.

Foi inaugurado em 28 de abril de 1886.

Em 1 de dezembro de 1910 a nova Bandeira Portuguesa foi pela primeira vez hasteada junto deste monumento, comemorando os 270 anos da Restauração da Independência.

As Datas da Restauração

A meia altura do obelisco vemos duas figuras de bronze que representam de um lado a Vitória, com uma palma e uma coroa, do outro lado a Liberdade. Nos quatro lados do obelisco vemos várias datas que representam as principais batalhas da Guerra da Restauração:

12 de agosto de 1641 - As forças espanholas atacam a vila de Santo Aleixo (agora Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura, distrito de Beja). Tendo-se refugiado na igreja, depois da destruição das muralhas, os habitantes acabam por perder a batalha devido ao número muito superior dos atacantes. A igreja ficou destruída, sendo reerguida em 1683.

16 de março de 1642 - O ataque dos espanhóis a Angra do Heroísmo, nos Açores, foi vencido pelos habitantes.

26 de maio de 1644 - Os portugueses entraram em Espanha e tomaram Montijo (Badajoz). Após serem atacados por forças espanholas, acabaram por vencer.

15 de agosto de 1648 - Várias terras portuguesas no Ultramar foram atacadas e apoderadas por forças holandesas. Pouco depois Salvador Correia de Sá consegue reaver Angola.

27 de janeiro de 1654 - Os portugueses no Brasil conseguem expulsar de vez os holandeses.

22 de junho de 1658 - Os portugueses cercam Badajoz mas são obrigados a retirar.

14 de janeiro de 1659 - Na célebre Batalha das Linhas de Elvas os castelhanossão vencidos e expulsos após sitiarem a Praça da Cidade.

8 de junho de 1663 - Após a praça de Évora ser sitiada pelos espanhóis o Conde de Vila Flor consegue vencer.

24 de junho de 1663 - As forças organizadas em Aldegalega (Montijo, Setúbal) preparam-se para conquistar Évora.

2 de julho de 1663 - Uma ofensiva de Espanha sobre Almeida (Guarda) é repelida.

3 de julho de 1664 - Após o cerco do Duque de Ossuna sobre Castelo Rodrigo (Guarda), Pedro Jacques de Magalhães copnsegue vencer os castelhanos.

14 de junho de 1665 - Apesar de ter apenas 1300 homens, os portugueses consegue suster um ataque de Espanha, com 15000 homens, sobre Vila Viçosa.

17 de junho de 1665 - Um ataque de Filipe IV de Espanha próximo de Estremoz acaba por ser vencido pelos portugueses.

13 de feveireiro de 1668 - Finalmente é assinado um Tratado de Paz e Portugal confirma finalmente a sua independência de Espanha.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.

O Monumento aos Restauradores situa-se no centro da Praça dos Restauradores, a sul da Avenida da Liberdade e a noroeste do Largo do Rossio.

Coordenadas GPS: N 38 42.944' W 009 08.501'  (38.71573, -9.14168)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Palácio Foz

Palácio Foz - Visitar Portugal

(Distância: 62 m W)
O Palácio Foz, originalmente Palácio de Castelo Melhor e pertença desse marquês, foi construído no fim do século XVIII em estilo neoclássico.

Hotel Avenida Palace

Hotel Avenida Palace - Visitar Portugal

(Distância: 110 m SE)

Passeio Público / Avenida da Liberdade

Passeio Público / Avenida da Liberdade - Visitar Portugal

(Distância: 118 m NW)
Uma das principais avenidas de Lisboa e atualmente a mais movimentada, tanto a nível pedestre como automóvel, a Avenida da Liberdade liga a Praça dos Restauradores ao Marquês de Pombal.

Estação Ferroviária do Rossio

Estação Ferroviária do Rossio - Visitar Portugal

(Distância: 165 m SE)
A Estação Ferroviária do Rossio foi inaugurada em 18 de maio de 1890 e entrou ao serviço pouco mais de um ano depois, em 11 de junho de 1891.

Teatro Nacional de D. Maria II

Teatro Nacional de D. Maria II - Visitar Portugal

(Distância: 216 m SE)
O Teatro Nacional de D. Maria II, construido entre 1842 e 1846 sobre as ruinas do Palácio da Inquisição, é atualmente local de grandes espetáculos de teatro.

Palácio da Independência

Palácio da Independência - Visitar Portugal

(Distância: 223 m E)
O Palácio dos Condes de Almada, ou da Independência, situado junto do Largo do Rossio e do Largo e Igreja de S. Domingos, pertenceu à família Almada desde o séc. XV.

Convento de Nossa Senhora da Encarnação

Convento de Nossa Senhora da Encarnação - Visitar Portugal

(Distância: 231 m E)
Este convento foi edificado no reinado de D. Filipe II de Portugal na sequência testamentária da Infanta D. Maria.

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Miradouro de São Pedro de Alcântara - Visitar Portugal

(Distância: 239 m W)
O Miradouro de S. Pedro de Alcântara, no jardim com o mesmo nome, é um local privilegiado com uma vista única sobre Lisboa, especialmente sobre a colina em frente onde se situa o Castelo de São Jorge.

Convento de São Pedro de Alcântara

Convento de São Pedro de Alcântara - Visitar Portugal

(Distância: 272 m W)
O Convento de S. Pedro de Alcântara foi fundado no século XVII por D. António Luis de Menezes, 1º marquês de Marialva, para religiosos arrábidos da ordem de São Francisco.

Igreja de São Domingos

Igreja de São Domingos - Visitar Portugal

(Distância: 278 m SE)
Situada junto da Praça do Rossio, a igreja fez parte do convento com o mesmo nome, do qual só existe atualmente o templo religioso.

gif