O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa foi criado para responder à necessidade de um complemento prático do ensino e investigação na área da botânica.
Construção do Jardim

O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa foi criado para responder à necessidade de um complemento prático do ensino e investigação na área da botânica, na Escola Politécnica de Lisboa.
Em 1873 o Concelho da Escola deu início à construção deste jardim, sob orientação do jardineiro-paisagista alemão Edmond Goeze, que criou a parte superior do jardim.
O botânico francês Jules Daveau que, em 1876, sucedeu a Edmond Goeze, continuou a obra desenvolvendo a parte inferior do jardim e criando um sistema de rega dos riachos e cascatas.
A inauguração do jardim ocorreu em 1878. Contém agora diveras espécies de plantas vindas da Nova Zelândia, Austrália, China, Japão e América do Sul.
Abandono e Recuperação
Estando abandonado, em 2016 apresentava-se bastante degradado com os lagos secos, muitas plantas a morrer e edifícios também degradados.
Foi então fechado em outubro desse ano para obras de recuperação e renovação previstas para seis meses. Reabriu finalmente em 7 de abril de 2018.
Classificação
Em 2010 foi classificado como Monumento Nacional.
Localização
Referências
- Wikipedia. Jardim Botânico de Lisboa