O Arco foi erguido no ano de 1758 sobre a Rua de São Bento e teve como função abastecer de água o chafariz da Esperança.

O Arco

Arco de São Bento
Arco de São Bento

Assim chamado, assim ficou e assim foi transferido para a rotunda da Praça de Espanha. Este Arco é uma parte da estrutura de uma das mais fantásticas e maravilhosas e sem dúvida a mais emblemática obra da engenharia hidráulica portuguesa, e consequentemente da cidade de Lisboa.

História do Arco

O Arco foi erguido no ano de 1758 sobre a rua de São Bento, junto do convento com a mesma designação onde atualmente se situa a Assembleia da República, e que teve como função abastecer de água o chafariz da Esperança.

A monumentalidade das suas linhas arquitetónicas dóricas, coroado por um frontão triangular, mantiveram-se nesse local até ao ano de 1938, quando foi desmontado para permitir a remodelação da Assembleia da República e de todo aquele espaço circundante.

Com a desmantelamento, o arco foi transferido para a Praça de Espanha, tendo permanecido assim nos relvados desta praça até 1998, ano em que foi reconstruído.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 44.273' W 009 09.439'  (38.73788, -9.15732)

Temas / Tags

Campolide, publicado em por