O seu início correu em 1578 quando D. Sebastião mandou edificar a primeira, situada em Xabregas. De seguida, e já no século XVIII, outras tantas praças surgiram como a da Junqueira, Belém, Anunciada, Salitre e, finalmente, a do Campo de Santana. Esta última acabou por ser destruída por um incêndio, acabando por ser substituída pela Praça de Touros do Campo Pequeno.
A edificação desta nova Praça de Touros começou em 1891 tendo terminado no ano seguinte. Com uma planta circular, foi inspirada na Praça de Touros de Madrid já desaparecida, seguindo a linha arquitetónica revivalista, em particular neo-árabe.
Desenvolvendo-se em quatro pisos, a praça apresenta torreões com cúpulas bolbiformes, sendo coberta ao centro por uma cúpula e lanterna cilíndrica com remate bolboso. Ao acentuar o caráter mudéjar, toda a fachada corrida é revestida por cor de tijolo natural.
Esta maravilha tauromáquica está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Avenidas Novas, na freguesia Avenidas Novas.
(Distância: 169 m E)
O Palácio das Galveias foi construído no século XVII destinado a casa de campo dos Marqueses de Távora. Em 1759 foi confiscado pelo Estado pelo processo contra a família.
(Distância: 354 m N)
O Chafariz de Entrecampos está situado na rua com a mesma denominação, e é um dos vinte e dois chafarizes existentes em Lisboa ligados à rede de fornecimento de água do Aqueduto das Águas Livres.
(Distância: 385 m SE)
Foi mandado erigir pela Rainha Santa Isabel ao intermediar as negociações de paz entre seu marido o Rei D. Dinis e seu filho o futuro rei D. Afonso IV.
(Distância: 487 m SW)
Um projeto de Porfírio Pardal Monteiro, foi o primeiro templo católico construído em Lisboa após a implantação da República.
(Distância: 734 m N)
O monumento foi edificado para homenagear o papel importante e heróico do povo português nesta guerra, entre os anos de 1807 e 1814.
(Distância: 935 m SE)
Situado no extremo da Alameda D. Afonso Henriques, em frente da Fonte Luminosa, inclui Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia.
(Distância: 1 km SW)
O Museu Calouste Gulbenkian, aberto em outubro de 1969, contém uma coleção de cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna. Destas, apenas pouco mais de mil se encontram expostas ao público.
(Distância: 1 km SW)
A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, para o que legou os seus bens ao país, e os seus estatutos aprovados pelo Estado Português em 18 de julho de 1956.
(Distância: 1 km SW)
Palácio das Sarzedas, é um edifício do século XVII mandado edificar por D. Luís da Silveira, segundo Conde de Sarzedas.
(Distância: 1 km SW)
Este Arco é uma parte da estrutura de uma maravilhosa e a mais emblemática obra da engenharia hidráulica portuguesa, e consequentemente da cidade de Lisboa.