O Arco foi erguido no ano de 1758 sobre a Rua de São Bento e teve como função abastecer de água o chafariz da Esperança.
Assim chamado, assim ficou e assim foi transferido para a rotunda da Praça de Espanha.
O Arco foi erguido no ano de 1758 sobre a rua de São Bento, junto do convento com a mesma designação onde atualmente se situa a Assembleia da República, e que teve como função abastecer de água o chafariz da Esperança.
A monumentalidade das suas linhas arquitetónicas dóricas, coroado por um frontão triangular, mantiveram-se nesse local até ao ano de 1938, quando foi desmontado para permitir a remodelação da Assembleia da República e de todo aquele espaço circundante.
Com a desmantelamento, o arco foi transferido para a Praça de Espanha, tendo permanecido assim nos relvados desta praça até 1998, ano em que foi reconstruído.
Este ponto está situado na localidade Campolide, na freguesia Campolide.
(Distância: 143 m SE)
Palácio das Sarzedas, é um edifício do século XVII mandado edificar por D. Luís da Silveira, segundo Conde de Sarzedas.
(Distância: 161 m SE)
A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, para o que legou os seus bens ao país, e os seus estatutos aprovados pelo Estado Português em 18 de julho de 1956.
(Distância: 375 m SE)
O Museu Calouste Gulbenkian, aberto em outubro de 1969, contém uma coleção de cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna. Destas, apenas pouco mais de mil se encontram expostas ao público.
(Distância: 630 m E)
Um projeto de Porfírio Pardal Monteiro, foi o primeiro templo católico construído em Lisboa após a implantação da República.
(Distância: 792 m SE)
De construção do século XVII, foi sido inaugurada em 1652, dedicada ao mártir São Sebastião.
(Distância: 1 km S)
A Estufa Fria, um jardim botânico situado do extremo noreste do Parque Eduardo VII, contém plantas de espécies diversas.
(Distância: 1 km NW)
O Jardim Zoológico de Lisboa foi inaugurado em 28 de maio de 1884 no Parque de São Sebastião da Pedreira. Situa-se desde 28 de maio de 1905 no local atual.
(Distância: 1 km NE)
O ex-libris da tauromaquia portuguesa, situada no Campo Pequeno, foi a última das Praças que se fizeram em Lisboa.
(Distância: 1 km NW)
O Palácio do Conde de Farrobo, ou Palácio das Laranjeiras, é uma construção do século XVII, restaurada e embelezada na primeira metade do século XIX.
(Distância: 1 km E)
O Palácio das Galveias foi construído no século XVII destinado a casa de campo dos Marqueses de Távora. Em 1759 foi confiscado pelo Estado pelo processo contra a família.