Como o nome indica, situa-se na zona do Campo Pequeno, mais concretamente na rua do Arco do Cego, e é também conhecido como Padrão da Batalha de Alvalade. Aqui situado depois de várias deslocações, com estas acabou por perder a guarda de ferro, as colunas do capitel e guarnição superior. Atualmente acabou por fazer parte de um muro em tímpano, estando a placa com a escrita medieval e, por baixo, uma outra placa retangular com o letrado em português atual.
Este padrão é comemorativo, com a data de 1323, mandado erigir pela Rainha Santa Isabel ao servir de intermediária nas negociações de paz entre o seu marido e Rei D. Dinis e o seu filho e futuro Rei D. Afonso IV.
Este ato de coragem por parte da Rainha valeu-lhe a que atualmente este pequeno bloco de pedra esteja classificado desde 1910 como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Areeiro, na freguesia Areeiro.
(Distância: 233 m NW)
O Palácio das Galveias foi construído no século XVII destinado a casa de campo dos Marqueses de Távora. Em 1759 foi confiscado pelo Estado pelo processo contra a família.
(Distância: 385 m NW)
O ex-libris da tauromaquia portuguesa, situada no Campo Pequeno, foi a última das Praças que se fizeram em Lisboa.
(Distância: 551 m SE)
Situado no extremo da Alameda D. Afonso Henriques, em frente da Fonte Luminosa, inclui Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia.
(Distância: 660 m NW)
O Chafariz de Entrecampos está situado na rua com a mesma denominação, e é um dos vinte e dois chafarizes existentes em Lisboa ligados à rede de fornecimento de água do Aqueduto das Águas Livres.
(Distância: 731 m W)
Um projeto de Porfírio Pardal Monteiro, foi o primeiro templo católico construído em Lisboa após a implantação da República.
(Distância: 864 m SE)
Fundado em 1705, o Convento de Arroios foi edificado com a condição de ser um Colégio Jesuítico destinado a formar padres para serem enviados para a Índia, para o que teve o apoio da rainha D. Catarina, viúva do Rei Carlos II de Inglaterra.
(Distância: 981 m SE)
Situado no adro da Igreja Paroquial de São João de Arroios, este magnífico cruzeiro foi erguido para comemorar a beatificação da Rainha Santa Isabel, em 1517.
(Distância: 1 km E)
Uma fonte monumental situada no extremo da Alameda D. Afonso Henriques, em frente do Instituto Superior Técnico, foi inaugurada em 30 de maio de 1948, embora idealizada em 1938.
(Distância: 1 km NW)
O monumento foi edificado para homenagear o papel importante e heróico do povo português nesta guerra, entre os anos de 1807 e 1814.
(Distância: 1 km SW)
O Museu Calouste Gulbenkian, aberto em outubro de 1969, contém uma coleção de cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna. Destas, apenas pouco mais de mil se encontram expostas ao público.