Através do ramal de Santana, este chafariz começou a fornecer água para esta parte da cidade a partir de 1851, ano em que foi edificado.
Retomando o modelo usado no chafariz do Intendente, de planta paralelepipédica e em cantaria de calcário de lioz, é rematado por cornija e platibanda plena.
De peça única espaldado, é flanqueado por duas pilastras toscanas, surgindo na base duas bicas em forma de florão que vertem água para uma tanque retangular de bordo simples e interior côncavo.
No espaldar, a meio possui uma inscrição da data de construção e, encostado ao friso, as armas municipais. Nas partes laterais, duas portas em verga reta dão acesso à caixa de água.
Este ponto está situado na localidade Alvalade, na freguesia Alvalade.
(Distância: 354 m S)
O ex-libris da tauromaquia portuguesa, situada no Campo Pequeno, foi a última das Praças que se fizeram em Lisboa.
(Distância: 408 m NW)
O monumento foi edificado para homenagear o papel importante e heróico do povo português nesta guerra, entre os anos de 1807 e 1814.
(Distância: 435 m SE)
O Palácio das Galveias foi construído no século XVII destinado a casa de campo dos Marqueses de Távora. Em 1759 foi confiscado pelo Estado pelo processo contra a família.
(Distância: 660 m SE)
Foi mandado erigir pela Rainha Santa Isabel ao intermediar as negociações de paz entre seu marido o Rei D. Dinis e seu filho o futuro rei D. Afonso IV.
(Distância: 730 m SW)
Um projeto de Porfírio Pardal Monteiro, foi o primeiro templo católico construído em Lisboa após a implantação da República.
(Distância: 1 km NW)
Situada na Rua do Campo Grande, é mais um belo edifício da linha arquitetonica civil residencial do princípio do século XX.
(Distância: 1 km SE)
Situado no extremo da Alameda D. Afonso Henriques, em frente da Fonte Luminosa, inclui Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia.
(Distância: 1 km SW)
A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, para o que legou os seus bens ao país, e os seus estatutos aprovados pelo Estado Português em 18 de julho de 1956.
(Distância: 1 km SW)
Este Arco é uma parte da estrutura de uma maravilhosa e a mais emblemática obra da engenharia hidráulica portuguesa, e consequentemente da cidade de Lisboa.
(Distância: 1 km SW)
O Museu Calouste Gulbenkian, aberto em outubro de 1969, contém uma coleção de cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna. Destas, apenas pouco mais de mil se encontram expostas ao público.