O Aqueduto das Águas Livres é um sistema de captação e transporte de água com a sua condução até Lisboa. Com início na Mãe d'Água Velha, perto de Caneças, termina no reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, num percurso de 14 174 metros.

No entanto, com as diversas ramificações desde a origem para a captação de água em 58 nascentes até à rede de distribuição dentro da cidade de Lisboa, o total atinge cerca de 58 quilómetros.

Como principal e mais emblemática devemos considerar os arcos sobre o vale de Alcântara bem como os arcos na Damaia, junto da estação da CP.

Construção

A construção iniciou em 1740 baseado num projeto iniciado quase 10 anos antes. Iniciou o seu funcionamento em 1748 e foram construídos diversos chafarizes na cidade com a água canalizada desde a Mãe de Água nas Amoreiras.

Note-se que nesse tempo não havia canalização como a atual nem motores para fazerem subir a água. Toda a condução desde as nascentes até ao reservatório e daí até aos chafarizes era feita unicamente pela força da gravidade com a inclinação das condutas, todas elas de pedra.

Por esse mesmo motivo os vales teriam que ser vencidos por pontes, uma vez que não havia qualquer processo para fazer subir a água, e daí os arcos que tiveram que ser construídos, com especial destaque em Alcântara.

Diminuição na Utilização

Devido à nova exploração da água vinda do Alviela, a importância do aqueduto começou a diminuir em 1880. Com a colocação de tubagens metálicas, o aqueduto manteve o funcionamento até 1967, sendo definitivamente desativado em 1968.

Local Turístico

Serve atualmente como ponto turístico de visita, salientando-se o "Bilhete Postal" formado pelos arcos do vale de Alcântara, pelo Reservatório das Amoreiras e os arcos junto e pelo passeio que se pode dar ao longo do Aqueduto. Há ainda os arcos na Damaia e os pequenos troços que se pode visitar em Caneças e Belas.

Classificação

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e desde 2002 a classificação passou a incluir a Mãe de Água, em Lisboa.

Localização

Este ponto está situado na localidade Campolide, na freguesia Campolide.

Coordenadas GPS: N 38 43.717' W 009 10.204'  (38.72862, -9.17007)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Chafariz do Alto do Carvalhão

Chafariz do Alto do Carvalhão - Visitar Portugal

(Distância: 641 m SE)
Dada a sua localização inicial junto da Cruz das Almas, também é conhecido por esse nome. Foi depois levado para este local, junto dos arcos do Aqueduto das Águas Livres.

Ermida da Cruz das Almas

Ermida da Cruz das Almas - Visitar Portugal

(Distância: 719 m SE)
Foi fundada em 1756 por D. Nuno Álvares Pereira de Melo, 3º Duque do Cadaval, sendo dedicada à Imaculada Conceição Maria Santíssima, conforme indicado numa inscrição gravada na verga do portal.

Parque Recreativo do Alto da Serafina

Parque Recreativo do Alto da Serafina - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
O Parque Recreativo do Alto da Serafina ou Parque dos Índios situa-se no Parque Florestal de Monsanto.

Miradouro Panorâmico de Monsanto

Miradouro Panorâmico de Monsanto - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Este Miradouro de Monsanto, com uma excelente vista sobre a cidade de Lisboa, abriu ao público em 2017.

Estufa Fria de Lisboa

Estufa Fria de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
A Estufa Fria, um jardim botânico situado do extremo noreste do Parque Eduardo VII, contém plantas de espécies diversas.

Casa Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Esta casa em Campo de Ourique foi onde Fernando Pessoa viveu entre 1920 e 1935, nos últimos 15 anos da sua vida.

Palácio de Palhavã

Palácio de Palhavã - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Palácio das Sarzedas, é um edifício do século XVII mandado edificar por D. Luís da Silveira, segundo Conde de Sarzedas.

Arco de São Bento

Arco de São Bento - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Este Arco é uma parte da estrutura de uma maravilhosa e a mais emblemática obra da engenharia hidráulica portuguesa, e consequentemente da cidade de Lisboa.

Igreja de Santa Isabel

Igreja de Santa Isabel - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Igreja Paroquial da antiga freguesia de Santa Isabel, é uma construção pombalina em estilo neoclássico, de grandes dimensões.

gif