Situada numa das ruas estreitas de Alfama, esta ermida foi no início dedicada ao Espírito Santo. Passou a ser dedicada popularmente a Nossa Senhora dos Remédios após um milagre a ver com a imagem de Nossa Senhora.

Construção e Dedicação

Situada no bairro de Alfama, esta ermida foi mandada construir por volta de 1517 pela Irmandade de São Pedro Telmo, cujos membros eram pescadores e mareantes, dedicada ao Espírito Santo.

Segundo a lenda, foi encontrada uma imagem da Virgem dentro de um poço, ficando as suas águas milagrosas. Graças a esta descoberta, a capela passou a ser dedicada a Nossa Senhora dos Remédios.

Construção dos Anexos

No início da década de 1550 a irmandade construiu um hospital junto da capela que teve um papel importante na assistência a crianças abandonadas.

No século seguinte foram construídas outras dependências da confraria, sendo o conjunto remodelado no final desse século. O terramoto de 1755 destruiu o conjunto, sendo depois reconstruída apenas a igreja.

Portal e Estrutura

Com caraterísticas manuelina e barroca, o portal manuelino da fachada é de arco polilobado com decoração vegetalista. Contém um escudo com a pomba que representa o Espirito Santo.

O interior é de nave única sem trasepto e a capela-mor igualmente de plana retangular. A casa do despacho situa-se por cima da nave da capela.

Decoração

As paredes são cobertas de azulejos do século XVIII e na capela-mor podemos apreciar um retábulo pintado.

Classificação

O portal está classificado como Monumento Nacional desde 1910. A Capela, pelo contrário, tem a classificação de Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.694' W 009 07.656'  (38.71157, -9.12760)

Referências

Santa Maria Maior, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes