O edifício dos Paços do Concelho é uma edificação entre os anos de 1753 e 1755. Teve a contribuição repartida entre o senado da cidade e o Arcebispo D. José de Bragança, irmão do Rei D. João V.

Origem

Paços do Concelho

O edifício dos Paços do Concelho, que se situa na Praça do Município, então denominada Campo de Touros, vem definir, juntamente com o então Paço Episcopal, o eixo central desta praça.

Uma edificação entre os anos de 1753 e 1755, na substituição de uma anterior, teve a contribuição repartida entre o senado da cidade e o Arcebispo D. José de Bragança, irmão do Rei D. João V.

Fachada

Desenvolve-se numa planta retangular de dois pisos e está orientado a nascente. À semelhança do Palácio do Raio, o destaque vai para a parte central da fachada. É delimitado por cunhais de pilastras formando três panos, dois laterais iguais e o pano central.

Este apresenta o rasgo do portal em arco abatido sobrepujado de um entablamento que o liga a um nicho ladeado por pilastras. Este conjunto está ladeado por duas janelas em arco abatido,sobrepujado por cimalhas. O nicho é igualmente ladeado por duas janelas retangulares com sacadas em guarda de ferro, sobrepujadas de um frontão curvo em bico.

O remate é formado por um frontão curvo que exibe ao centro as armas da cidade.

Os panos laterais são formados por seis rasgos cada, três em cada piso, com as caraterísticas iguais às janelas do pano central.

Classificação

Muito recentemente, nomeadamente em 2002, o edifício dos Paços do Concelho foi considerado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.060' W 008 25.700'  (41.55100, -8.42833)

Referências

Temas / Tags

Braga, publicado em por