Palácio dos Biscaínhos
Palácio dos Biscaínhos
Palácio aristocrático datado do século XVI, com os seus grandes salões, terraços, jardins, mostra a sua verdadeira imponência.
Palácio dos Biscaínhos

Após a sua morte em 1963, os bens do último proprietário foram todos doados à cidade. Por isso, neste momento, o Palácio dos Biscaínhos está transformado no Museu da Cidade.

Todo este aparato de um edifício apalaçado transporta-nos para o século XVII, período da sua edificação para residência da família, sendo que no campo arquitetónico foi definido somente na primeira metade do século XVIII. Um palácio com todas as suas condições a fazer jus ao nome e, para complementar o edifício, a construção na segunda metade do século XVIII do jardim que se tornou num dos mais importantes e de referência do período barroco em Portugal.

Durante os três séculos o palácio manteve-se na família dos Condes de Bertiandes, até ao seu último proprietário, Dr. Gaspar José Maria Lobo Machado do Amaral Cardoso de Menezes, terceiro Visconde de Paço de Nespereira, que faleceu em 1963 tendo, na véspera da sua morte, doado todos os seus bens à cidade.

Classificação

O Palácio encontra-se classificado desde de 1949 como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (Maximinos, Sé e Cividade).

Coordenadas GPS: N 41 33.074' W 008 25.767'  (41.55123, -8.42945)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Câmara Municipal de Braga

Câmara Municipal de Braga - Visitar Portugal

(Distância: 97 m E)
O edifício dos Paços do Concelho é uma edificação entre os anos de 1753 e 1755. Teve a contribuição repartida entre o senado da cidade e o Arcebispo D. José de Bragança, irmão do Rei D. João V.

Braga Medieval

Braga Medieval - Visitar Portugal

(Distância: 108 m S)
Desde o século III que Braga é rodeada por uma cerca, delineada por uma planta poligonal. Parte desta cerca viria a ser utilizada no século XI para o perímetro urbano correspondente a norte.

Arco da Porta Nova

Arco da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 111 m S)
O Arco da Porta Nova é a porta de entrada na cidade de Braga. Foi aberta em 1512, no tempo de Arcebispo D. Diogo de Sousa.

Igreja e Convento do Pópulo

Igreja e Convento do Pópulo - Visitar Portugal

(Distância: 116 m NE)
O conjunto Conventual do Pópulo foi construído em parte por capricho do Arcebispo Frei Agostinho de Jesus que pretendia ter uma sepultura num local que achasse condigno.

Fonte do Pelicano

Fonte do Pelicano - Visitar Portugal

(Distância: 141 m E)
Esta fonte do século XVIII, sob o estilo barroco, é formada por uma taça central que tem como base de decoração o pelicano, e quatro mais pequenas que a contornam.

Fonte das Hortas

Fonte das Hortas - Visitar Portugal

(Distância: 164 m SW)
Fonte maneirista do século XVI, no centro do jardim no Campo das Hortas, foi mandada edificar em 1594 pelo Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus.

Praça do Município

Praça do Município - Visitar Portugal

(Distância: 172 m E)
Situada na parte histórica da cidade de Braga, a Praça do Município simboliza um espaço que alberga a instituição máxima da cidade.

Paço Episcopal

Paço Episcopal - Visitar Portugal

(Distância: 188 m E)
Paço Episcopal, um nome que se mantém mas em que o seu verdadeiro significado deixou de fazer sentido há muito tempo. O Paço Episcopal é, a seguir à Sé Catedral, o edifício mais relevante e emblemático da cidade de Braga

Casa dos Maciéis Aranhas

Casa dos Maciéis Aranhas - Visitar Portugal

(Distância: 196 m NE)
O edifício que serviu de residência da Família Maciéis Aranhas foi um dos poucos sobreviventes no desenvolvimento deste Campo da Vinha, atualmente denominado de Praça do Conde de Agrolongo.

Casa Grande

Casa Grande - Visitar Portugal

(Distância: 203 m SW)
Este edifício, mandado edificar para servir de residência da Família, foi considerado na época como o mais significativo das construções extra-muros da cidade de Braga.

gif