Castelo da Vidigueira
Atualmente limitado à existência de uma torre e de uma janela manuelina, o Castelo de Vidigueira foi alvo de vários donatários.
Temas / Tags

Como tantos outros, este também foi erguido com a função do repovoamento e consequentemente da proteção da região, reforçando a linha defensiva do Guadiana.

Primeiro Donatário

Castelo de Vidigueira
Castelo
Castelo de Vidigueira
Torre de Menagem

Estas ações que, na sua maioria, aconteceram no século XIII, tiveram na pessoa do Mestre Tomé, tesoureiro da Sé de Braga, e durante o reinado de Afonso III, o seu primeiro donatário, contribuindo também para a edificação da antiga Igreja Matriz da localidade.

Século XIV e D. Dinis

Castelo de Vidigueira - interior
Castelo de Vidigueira - interior
Pátio interior do castelo

No início do século XIV o Rei D. Dinis tomou para a coroa a posse da vila da Vidigueira.

Manteve-se nas mãos desta até aos finais deste mesmo século, quando D. João I a doou ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira, através do casamento de sua filha D. Beatriz Pereira Alvim com D.Afonso Conde de Barcelos e 1º Duque de Bragança.

Assim o castelo e o termo da Vidigueira passariam para a posse da Casa de Bragança, a mais importante e opulenta do Reino de Portugal.

Foral de Vidigueira

Castelo de Vidigueira - janela
Castelo de Vidigueira - janela
Janela Manuelina

Nos finais do século XV o castelo retorna outra vez à coroa em consequência do confisco dos bens da Casa de Bragança. Manteve-se assim até ao ano de 1500 quando D. Manuel I revogou a decisão e, passado doze anos, outorgou o foral a Vidigueira.

Este mesmo monarca, em virtude de feitos gloriosos ultramarinos, concede a Vasco da Gama o título de Conde da Vidigueira.

Entretanto este muda-se de Évora para o Paço da Vidigueira, anexo à fortificação, edifício de que nada resta além de uma janela que se pensa ter sido geminada, uma vez que seguia o estilo manuelino e se nota sinais de ter existido um mainel.

A Construção

Castelo de Vidigueira - pedra de armas
Pedra de Armas

Quanto ao único elemento que resta, a torre que seria de menagem, também conhecida por Atalaia das Vidigueiras, é de uma construção robusta e maciça em aparelho regular.

Já está alterada com as sucessivas intervenções, tendo sido elementos do paramento da muralha utilizados para uma escadaria de acesso.

Ao centro, a fachada nascente apresenta uma pedra de armas referente aos Condes de Vidigueira que é formada por cinco escudetes em forma de cruz.

Classificação

Este conjunto, da torre e janela, está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 12.782' W 007 48.152'  (38.21303, -7.80253)
Vidigueira, publicado em por
gif