É um dos monumentos mais enigmáticos da Vidigueira, não pela torre em si mas pela constituição de uma data, uma vez que não existe qualquer referência cronológica, apontando apenas para os finais Idade Média.
É notório pelo sino que a torre alberga, dotado de uma inscrição de 1520, que foi mandado fazer pelo Sr. Conde D. Vasco Almirante da Índia, referindo-se por isso a Vasco da Gama.
De uma arquitetura de comunicações e de caráter civil, a Torre ergue-se sobre uma planta quadrangular, tendo como remate e ao centro um coruchéu piramidal que alberga o sino já referido. Estando em sintonia com o relógio comunica aos locais as horas com as suas badaladas.
Este ponto está situado na localidade Vidigueira, na freguesia Vidigueira.
(Distância: 115 m SE)
A Igreja da Santa Casa da Misericórdia foi construída entre os séculos XVI a XIX. No século seguinte, entre os anos 1687 e 1688, há a destruição por incêndio do altar e outros setores do imóvel e a sua recuperação. Só no século XIX se realizar a feitura da capela de Nossa Senhora das Dores.
(Distância: 127 m SE)
(Distância: 163 m SE)
Sede de um concelho com quatro freguesias, Pedrógão, Selmes, Vila de Frades e Vidigueira, e com 5176 habitantes, segundo os Censos 2021, está situada em pleno coração do Baixo Alentejo. A Câmara Municipal está num edifício do século XVII, que sofreu duas remodelações nos dois séculos seguintes.
(Distância: 177 m N)
Não podia deixar de passar um dos elementos essenciais da vida e talvez da localidade, no sentido de que esta se situa numa das regiões mais secas de Portugal.
(Distância: 194 m NW)
(Distância: 195 m W)
(Distância: 200 m NW)
(Distância: 202 m N)
(Distância: 209 m S)
Situado no Baixo Alentejo, em que todo o seu território é plano, a descoberta de objetos arqueológicos no território permite concluir a possibilidade da presença humana desde os tempos pré-históricos, tendo-se fixado os povos romanos e os árabes, até acontecer a Reconquista Cristã.
(Distância: 243 m W)