Capela do Senhor do Socorro
Capela do Senhor do Socorro
Situada a caminho de São Romão do Neiva para Chafé, não há mais informações da capela além do nome. Com desenvolvimento na longitudinal e a fachada principal orientada para nascente, destaca-se a sineira a interromper o tímpano, terminada na cruz.

Descrição

Capela do Senhor do Socorro

A caminho de São Romão do Neiva para Chafé, mais concretamente na rua do Socorro à qual a capela deu o nome, numa localidade com caraterísticas de vila, a este monumento como a tantos outros resta apenas o nome de Senhor do Socorro, não havendo mais informações.

O nome de Senhor do Socorro deve-se a questões de fé, ou simplesmente por ser uma terra marítima e de pescadores, com o interior desta localidade a enquadrar-se num meio rural.

Com desenvolvimento na longitudinal e a fachada principal orientada para nascente, apresenta como rasgos o portal principal em arco abatido encimado por um janelão com guarda de ferro, de moldura reta. Esta é ladeada simplesmente por dois nichos.

A entrada é antecedida por um pequeno adro contornado por um murete.

Localização

Este ponto está situado na localidade Chafé (Freguesia), na freguesia Chafé.

Coordenadas GPS: N 41 38.673' W 008 46.682'  (41.64455, -8.77803)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora do Crasto

Capela de Nossa Senhora do Crasto - Visitar Portugal

(Distância: 545 m S)
Situada no monte com o mesmo nome, lá no alto, com o acesso feito através de um escadório, a Capela de Nossa Senhora do Crasto tem uma fachada simples e no interior o arco triunfal a separar a capela-mor da nave, com o retábulo-mor em dourado.

Junta de Freguesia de Chafé

Junta de Freguesia de Chafé - Visitar Portugal

(Distância: 563 m N)
A freguesia, que na altura se chamava de São João de Ester, encontrava-se entre Santiago de Castelo do Neiva e São Romão do Neiva. Com a reforma de 1835, as freguesias entre o rio Neiva e o Lima viriam a pertencer ao concelho de Viana do Castelo, pertencendo Chafé a Anha até 1985.

Igreja Paroquial de São Romão do Neiva

Igreja Paroquial de São Romão do Neiva - Visitar Portugal

(Distância: 594 m S)
Único mosteiro das terras do Neiva desde o século VI, o início da sua construção decorreu no século XI. Em estado de ruína, a reconstrução deve-se ao Conde D. Paio Soares, com foral atribuído por D. Afonso Henriques. De novo destruído parcialmente no século XIX, é reconstruído no século XX.

Igreja Paroquial de Chafé

Igreja Paroquial de Chafé - Visitar Portugal

(Distância: 653 m NW)
A Igreja Paroquial de Chafé, dedicada a São Sebastião, existiu no sopé do Monte do Castelo mas, devido à invasão das areias que soterrou o lugar de Ester, local original da igreja, fez com esta tivesse que ser reconstruída no local atual, mais no interior.

Junta de Freguesia de São Romão do Neiva

Junta de Freguesia de São Romão do Neiva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A maior relevância da história de São Romão do Neiva é o Mosteiro Beneditino sob a regra da Ordem de São Bento. Ali se fixou no período anterior à Nacionalidade, por volta de 1087, tendo a povoação desenvolvido à volta do mosteiro. Há no entanto vestígios de ocupações romanas e anteriores.

Capela de Santa Ana

Capela de Santa Ana - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Situada face da estrada nacional, esta capela é dedicada a Santa Ana, mãe de Maria de Nazaré e avó de Jesus. De planta retangular, estaca-se a fachada de tímpano contracurvado com a imagem de Santa Ana no topo, e a sineira com acesso pelo exterior.

Igreja Paroquial de Vila Fria

Igreja Paroquial de Vila Fria - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Nas Inquirições Afonsinas a igreja tinha a denominação de São Martinho de Vila Fria e localizava-se nas Terras de Neiva. Nas Inquirições de D. Dinis, no século XIII, o território tinha-se elevado para freguesia e passou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Junta de Freguesia de Vila Fria

Junta de Freguesia de Vila Fria - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Vila Fria tem a sua primeira referência documental no século XII, denominada Vilia Frígida. No entanto a presença humana neste território recua ao tempo da Idade do Ferro, e o Castro de Sabariz é o testemunho da Pré-história que remonta ao século VIII a.C. Foi posteriormente ocupada pelos romanos.

Sepultura Antropomórfica

Sepultura Antropomórfica - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Esta sepultura antropomórfica vem confirmar uma existência populacional, que remonta ao período da Idade Média, demonstrando a antiguidade da presença humana na região. Este monumento está exposto, como é habitual, ao lado da Igreja Matriz.

Igreja de Santiago de Castelo de Neiva

Igreja de Santiago de Castelo de Neiva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Esta Igreja Paroquial corresponde a uma antiguidade que remonta à denominação de Aguiar de Neiva, tendo como única referência as Inquirições Paroquiais do século XIII. Começou a fazer parte do termo e concelho de Barcelos até ao início do século XIX, altura que passou para o Concelho de Viana de Castelo.

gif