Igreja de Santiago de Castelo de Neiva
Igreja de Santiago de Castelo de Neiva
Esta Igreja Paroquial corresponde a uma antiguidade que remonta à denominação de Aguiar de Neiva, tendo como única referência as Inquirições Paroquiais do século XIII. Começou a fazer parte do termo e concelho de Barcelos até ao início do século XIX, altura que passou para o Concelho de Viana de Castelo.
 

História

Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Frontal
Fachada Frontal

Numa localidade anterior à Nacionalidade e por onde atravessa o famoso Caminho de Santiago, nada melhor que esta localidade corresponda a tudo que diz respeito a Santiago.

Neste sentido, a também conhecida como Igreja Paroquial corresponde a uma antiguidade que remonta à denominação de Aguiar de Neiva, tendo como única referência as Inquirições Paroquiais do século XIII. Igualmente Santiago, ou São Tiago, é o padroeiro.

Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Lado Sul
Lado Sul
Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Lado Norte
Lado Norte

As suas primeiras referências de 1220, nas Inquirições Afonsinas, indicam que o padroeiro da Igreja é Santiago. Nos finais deste mesmo século, também numas Inquirições, neste caso de D. Dinis, figura como freguesia no julgado de Neiva. Em 1307, e sendo padroado real, passa mais tarde a abadia da apresentação do Arcebispo de Braga. Em 1320 Santiago de Neiva já estava taxada.

Administrativamente e como sendo Terra do Neiva, começou a fazer parte do termo e concelho de Barcelos até ao início do século XIX, altura que passou para o Concelho de Viana de Castelo. A Paróquia passou definitivamente para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Descrição

Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Nave - Altar-Mor
Nave - Capela-mor
Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Nave- Entrada
Nave - Entrada

Orientada de oeste para leste com a fachada principal para oeste, apresenta uma planta retangular formada por três naves e capela-mor retangulares.

Adossadas a esta nos dois lados estão as naves laterais e na continuação do lado esquerdo, a sacristia. À direita e no mesmo plano da fachada principal, a torre sineira quadrada de três pisos separados por um friso. A cobertura é em bolbosa.

Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Nave Esquerda
Nave Esquerda
Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Nave Direita
Nave Direita

A fachada principal com remate em arco perfeito, tem como rasgos o portal principal em arco de volta perfeita encimado por um janelão para iluminação do interior, seguindo-se um nicho com a imagem de Santiago. Está delimitada por pilastras de cunhais que rematam em pináculos piramidais.

Interior

Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Capela-mor
Capela-mor
Igreja Matriz de Castelo de Neiva - Inscrição
Inscrição

O interior é formado por três naves, uma central e duas laterais, ligadas por cinco arcos de volta perfeita em cada lado e o arco principal, também em volta perfeita, que acessa à capela-mor.

A nave apresenta o coro-alto em madeira, o púlpito e o arco triunfal que é decorado em madeira e pintado em branco e dourado.

A capela-mor apresenta o retábulo todo em dourado, e a metade das paredes estão forradas a azulejos, à semelhança das naves laterais.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santiago, na freguesia Castelo do Neiva.

Coordenadas GPS: N 41 37.522' W 008 47.318'  (41.62537, -8.78863)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Sepultura Antropomórfica

Sepultura Antropomórfica - Visitar Portugal

(Distância: 49 m E)
Esta sepultura antropomórfica vem confirmar uma existência populacional, que remonta ao período da Idade Média, demonstrando a antiguidade da presença humana na região. Este monumento está exposto, como é habitual, ao lado da Igreja Matriz.

Capela de Nossa Senhora das Mercês

Capela de Nossa Senhora das Mercês - Visitar Portugal

(Distância: 175 m W)
Esta capela está situada a cerca de duzentos metros da Igreja Matriz, de que não há outra informação além do nome de Nossa Senhora das Mercês. A fachada é em empena contracurvada, com o rasgo do portal de moldura em arco abatido e encimada por um pequeno óculo lobulado.

Junta de Freguesia de Castelo de Neiva

Junta de Freguesia de Castelo de Neiva - Visitar Portugal

(Distância: 566 m W)
A sua posição geográfica sempre teve um papel importante, ajudado por o seu território ser atravessado pelo rio Neiva em direção ao mar. O castelo, com origens anteriores à Nacionalidade, serviu também para a crise do século XIV, entre 1383 e 1385. Mais tarde viria a chamar-se de Castelo de Neiva, em vez do antigo nome de Santiago do Neiva.

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe - Visitar Portugal

(Distância: 927 m S)
Próximo do monte de Castelo, na Avenida dos Moldes, numa superfície aberta e recuperada à sua volta, está situada a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe de que não há mais informações. Destaca-se o retábulo branco e dourado no interior.

Capela de Nossa Senhora das Neves

Capela de Nossa Senhora das Neves - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
Situada num cruzamento com a Avenida da Praia, não há informações sobre a capela além do nome. Destaca-se a fachada frontal com abertura pela porta encimada de um óculo circular e este pelo nicho da padroeira, com a torre sineira à esquerda.

Capela de Nossa Senhora dos Emigrantes

Capela de Nossa Senhora dos Emigrantes - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Situada no monte do Castelo, a Capela dos Emigrantes é um edifício recente, do século XX, feita por outro emigrante José Torres Vieira, em cumprimento de um voto, e que se realizou no ano de 1964. Existe ainda uma pequena estátua ao emigrante, situada em frente ao pequeno templo.

Menir de Castelo do Neiva

Menir de Castelo do Neiva - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
O menir é um monumento que tem origem na Pré-história, constituído de pedra cravada verticalmente no solo, com alturas e significados que podem corresponder ao culto à fecundidade, orientadores de locais, santuários religiosos, e por último marcos territoriais, o que parece ser o caso deste.

Castro de Moldes

Castro de Moldes - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
O castro de Moldes está situado no Monte do Castelo, na margem direita do rio Neiva. Em 1110, em plena época medieval, é construído no local um castelo com torre de menagem, que acaba por desaparecer. Este castro está classificado desde 1970 como Imóvel de Interesse Público.

Monumento às Relíquias do Santo Condestável

Monumento às Relíquias do Santo Condestável - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Neste local do Monte do Castelo existe uma estátua, memorial das Relíquias de Dom Nuno Álvares Pereira que aqui passaram em 28 de março de 1961. É aqui que alguma parte da história de Portugal se desenrola e Nuno Álvares Pereira está não só ligado à história de Portugal como à história deste castelo.

Capela de Nossa Senhora do Carmo

Capela de Nossa Senhora do Carmo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Capela do século XIX, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, aparentemente privada, tem a fachada principal em tímpano contracurvado aberta pelo portal principal encimado por um janelão, com uma guarda de ferro.

gif