Sé Catedral de Lamego
Fundada no ano de 1129, é uma catedral de estilo gótico que mantém a torre quadrada original e grandes modificações feitas nos sécs. XVI e XVII.
Sé Catedral de Lamego
Sé Catedral de Lamego
Sé Catedral de Lamego
Sé Catedral de Lamego

Fundada no ano de 1129, é uma catedral de estilo gótico que mantém a torre quadrada original, enquanto o resto da arquitetura reflete as modificações feitas nos séculos XVI e XVII, incluindo os claustros renascentistas com uma dúzia de arcos bem proporcionados. Após a restauração, iniciou-se a edificação maior. A sua situação efetivou-se na baixa da futura urbe.

Sagrada em 1175 a São Sebastião e a Santa Maria, a provável conclusão da Sé só viria a acontecer em 1191. Contudo, a fachada principal foi reconstruída no reinado de D. Manuel I, combinando as formas do gótico flamejante e o tímido eclodir de algumas formas do renascentismo. Com efeito, esta renovação da Sé episcopal começa no século XV e prolonga-se no seguinte.

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Sé Catedral de Lamego - interiorSé Catedral de Lamego - claustrosSé Catedral de Lamego - claustros
Interior e Claustros

O interior da catedral é repartido por três naves divididas em três tramos e cobertas por abóbadas de aresta, assentando em arcos de volta perfeita e grossos pilares. Os tetos foram pintados na primeira metade do século XVIII pelo pintor-arquitecto Nicolau Nasoni, revelando perspetivadas composições do barroco triunfante com temática arquitetónica enquadrando episódios bíblícos.

Nas naves laterais abrem-se diversos e sumptuosos altares barrocos. O equilibrado claustro catedralício é um empreendimento do século XVI, apresentando-se dividido em dois pisos, o primeiro formado por arcos de volta perfeita e o superior constituindo-se como galeria de colunas simples sustentando um alpendre.

Coordenadas GPS: N 41 05.790' W 007 48.425'  (41.09650, -7.80708)
Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Lamego
ou neste concelho Lamego
Outras localidades deste concelho Lamego

Temas / Tags

Lamego, publicado em por